sábado, 15 de maio de 2021

EVANGELHO DO DIA 15 DE MAIO

Evangelho segundo São João 16,23b-28. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Tenho-vos dito tudo isto em parábolas mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai. Nesse dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus. Saí de Deus e vim ao mundo. Agora deixo o mundo e vou para o Pai». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Fulgêncio de Ruspas(467-532) 
Bispo no Norte de África 
Carta 14,36; CCL 91, 429 
«Nesse dia, pedireis em meu nome» 
Como conclusão das nossas orações, não dizemos: «pelo Espírito Santo», mas: «por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho». Esta prática da Igreja universal tem uma razão de ser: o mistério segundo o qual o homem Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens (1Tim 2,5), Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec, Ele que entrou, pelo seu próprio sangue, no Santo dos santos, não num santuário feito por mão de homem, figura do verdadeiro santuário, mas no Céu, onde está à direita de Deus e intercede por nós (Heb 6,20; 9,24). É a pensar no sacerdócio de Cristo que o apóstolo diz: «Por meio dele ofereçamos sem cessar a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome» (Heb 13,15). É por Ele que oferecemos orações e sacrifícios de louvor, porque foi a sua morte que nos reconciliou quando éramos inimigos (Rom 5,10). Ele quis sacrificar-Se por nós e é por Ele que a nossa oferenda pode ser agradável aos olhos de Deus. Por isso, São Pedro adverte-nos: «E vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção de um edifício espiritual por meio de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais que serão agradáveis a Deus, por Jesus Cristo» (1Pe 2,5). É por esta razão que dizemos a Deus Pai: «Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho».

Nenhum comentário:

Postar um comentário