sexta-feira, 7 de agosto de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Vós que ressuscitastes com Cristo”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
370. Sepultados com Cristo no Batismo
            A liturgia da Páscoa formou-se a partir da celebração do Batismo que se realizava, inicialmente, somente no dia da Páscoa. A realização do sacramento recebia influências dos mistérios gregos. Estes eram rituais de iniciação nos cultos de determinados deuses. Consistiam esses ritos em reconstituir na pessoa o que se passou com o deus. Desse modo, o catecúmeno, que se preparara para o batismo, realizava ritos e símbolos que o introduziam na vida de Cristo através de sua morte e ressurreição. São Paulo escreve: Vós que fostes sepultados com Cristo, ressurgistes para uma vida nova (Rm 6,4). No ritual batismo o batizando era mergulhado na água que significa a morte com Cristo que fora sepultado. Ao sair das águas era ressuscitado com Cristo. Acontecia a morte de todo o pecado e era infundida a graça com o Espírito Santo que animara o corpo de Jesus morto. O que acontecia em símbolos exteriormente, acontecia interiormente na pessoa, pela graça sacramental. Era o momento fundamental da vida do cristão. A partir daí o neófito (novo ilumina do) entrava na comunidade para celebrar a Eucaristia, participando integralmente da vida da comunidade. Desse momento em diante ele é uma nova criatura, pois nasceu de novo. O Batismo é a porta da fé e fonte de toda a vida cristã. Os sacramentos aprofundam a vida cristã, vivendo as conseqüências dessa sepultura e ressurreição em Cristo.
371. A vida continua, mas é diferente
“Vós nascestes de novo e vos revestistes de Cristo, buscai a vida do alto” (Cl 3,1). Revestir-se não significa algo exterior, mas toca a profundidade do ser humano, tanto em sua identidade, como em suas atitudes. Estar em Cristo é ser uma nova criatura. Essa novidade de vida propõe uma novidade de modo de agir. O código de procedimento do cristão baseia-se no exemplo de Jesus e em seu mandamento, que na realidade é a síntese de sua vida. O cristão vai ser necessariamente, diferente. Não estranho, mas luminoso sinal do Cristo Ressuscitado. Cada cristão espelha Jesus vivo. Quem quer ver como era Jesus, olhe o cristão. A responsabilidade é muito grande. Nosso mau testemunho é pior que a vida “perdida” de muitos. Nós conhecemos o caminho. Somos convocados a percorrê-lo.
372. Uma vida a participar
            É bonito ver nos evangelhos, a sede que os discípulos sentiam de comunicar que Ele estava vivo, não mais morto. Foi uma correria espetacular. As mulheres vão ao túmulo e não o encontram. Correm aos apóstolos que correm ao túmulo. Não podemos imaginar o que terá significado para eles a Ressurreição, tanto no aspecto humano, como na fé. As pregações que os apóstolos faziam estavam impregnadas da presença do Ressuscitado. Os chefes do povo ficavam admirados de ver a fortaleza e sabedoria desses homens que eles próprios sabiam ser rudes e sem conhecimento. A fé na Ressurreição leva-os a anunciar que Ele está vivo e Deus o Constituiu Senhor e Cristo. Cristo era para eles a alegria total, pois, mesmo maltratados sentiam-se felizes por sofrerem afrontas por Ele. Essa vida foi dada para ser participada. Ninguém está excluído. Tiveram ousadias tremendas, como por exemplo, passar por cima da Lei Judaica e participarem da vida dos pagãos. Foram capazes de abandonar as tradições dos antigos e iniciar um novo modo de ser. Paulo pagou caro por isso. Mas foi forte ao afirmar que os pagãos tinham o mesmo direito de receberem o Evangelho. Pedro chega a dizer que não podemos impor aos pagãos um jugo (as leis da tradição) que nem nós podemos carregar. Assim levaram tantos outros a participar dessa vida. Os pagãos se alegraram por terem sido, também eles, acolhidos como cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário