segunda-feira, 17 de agosto de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Dimensão social da evangelização”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
1609. Evangelizar o homem todo
Deus fez o homem e a mulher seres frágeis em contínuo crescimento,  comprometimento um com o outro e complementação. É o sentido social do ser humano. Por isso o anúncio do Reino de Deus, a evangelização, tem um conteúdo inevitavelmente social (EG 177). Vamos refletir sobre a dimensão social da evangelização. A sociedade quer tirar o aspecto religioso dizendo que a religião é para a sacristia. Agora se insiste que o estado é laico e não tem nada a ver com o religioso. Dizendo laico, não diz que é ateu. Dizer que é ateu, já é assumir uma posição religiosa. Laico significa que o estado não está a serviço de uma religião particular, mas é aberto a todas. Ser ateu é excluir todos. Igualmente se exclui para que sua conduta e legislação não sejam questionadas quanto ao bem, à justiça e à fraternidade. A evangelização se destina ao ser humano completo, pois assim ele é feito. A tendência espiritualizante que há nas religiões é para evitar o compromisso com a pessoa em todas suas dimensões. O mandamento do amor permeia todas. Crer em Deus Criador, no Filho Redentor e no Espírito Santificador é reconhecer a dimensão social que há na Redenção. Cristo redimiu o ser humano completo. A santificação que faz o Espírito Santo penetra todo o ser e em todas suas atitudes. Nosso modelo de vida é a comunhão da Trindade. Parar identificar a verdade da religião, deve-se ver como ali se realiza o amor que é cuidar do bem dos outros. A meta é fazer como Cristo que saiu de si para se encarnar e dar a vida para que todos a tenham (Jo 10,10).
1610.Fé e compromisso social
            “A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção humana, que se deve exprimir e desenvolver em toda ação evangelizadora” (EG 178). Fazer pastoral sem ação social é, no mínimo, empobrecer a mensagem de Jesus e desqualificar a Igreja. “Amar e ser amado por Deus provoca na vida da pessoa e em suas ações, a reação fundamental: desejar, buscar e cuidar do bem dos outros” (Id). Na parábola do bom samaritano permanece o ícone de Jesus que se inclina sobre o ser humano fragilizado. Essa parábola é a síntese da vida de Jesus e de sua missão. A resposta de amor a Deus em Cristo acontece quando amamos o irmão: “O que fizestes a um destes irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).
1611. Sair de si
            Papa Francisco traz diversos trechos das Escrituras (EG 179) que mostram a absoluta prioridade “da saída de si para o irmão”, “como um dos dois mandamentos que fundamentam toda a norma moral e como sinal mais claro para discernir sobre o crescimento espiritual em uma resposta à doação absolutamente gratuita de Deus” (EG 179). Não se faz a caridade porque é uma norma, mas porque nasce do próprio amor de Deus que enviou seu Filho para nossa redenção. A Igreja é missionária por natureza e dessa natureza brota a caridade efetiva para com o próximo, a compaixão que compreende, assiste e promove. Os planos pastorais devem ser feitos a partir da natureza da Igreja que é também social. Papa Bento XVI escreve que “também o serviço da caridade é uma dimensão constitutiva da missão da igreja e expressão irrenunciável de sua própria existência” (Bento XVI  11.11.12). Não podemos deixar de lado a dimensão espiritual, mas esta está intimamente unida à dimensão social que é a expressão da caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário