terça-feira, 24 de outubro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Ventos novos sobre o mundo”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Uma nova lei
 
Celebramos a festa de Pentecostes. Terminou o tempo pascal e iniciou o tempo do Espírito Santo para vivermos o que o Senhor nos deu. Jesus não terminou sua missão na Ascensão, mas levou-a à plenitude com o dom do Espírito Santo. Ele é o Dom que põe em ação a fé que recebemos. Ele é a Nova Lei. Há um modo novo de viver. No Monte Sinai, os hebreus receberam a lei de Deus. Constituíram-se povo com a missão de viver a aliança. Deus mantinha viva a promessa que fizeram a Abraão: “Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus” (Lv 12,26). Neste compromisso estava a promessa que fizera a Abraão: “Em ti serão abençoados todas as nações da terra” (Gn 12,3). Para realizar esta esperança, deu-lhe uma terra e um filho, Isaac. O povo nascido dessa esperança acolheu o Salvador. Sua Vida, Morte e Ressurreição realizaram a promessa. No dia de Pentecostes veio o Espírito Santo enviado por Jesus. Realizou-se a promessa de um novo povo. O Filho cria uma nova descendência, os filhos nascidos do Espírito. É dada uma nova lei e uma nova terra, o Reino de Deus. Celebrar Pentecostes não é só comemoração, mas certeza da presença que santifica e continua a distribuir os dons. Realizam-se nos corações dos fiéis as maravilhas operadas no início da pregação do Evangelho (oração da missa). 
Dom para todos 
O texto dos Atos dos Apóstolos, em Pentecostes, diz que estavam em Jerusalém judeus de todas as nações do mundo, com línguas diferentes. No Monte Sinai estava o povo na sua unidade. A Palavra de Deus quer nos ensinar que o Espírito é dado a todo o universo, a todos os povos e a todas as pessoas. Não é um grupinho de escolhidos. Deus escolhe todos povos. Este é o sentido da compreensão que eles têm da pregação dos apóstolos. Todos entendiam a língua do Espírito, pois ela nos fala de Jesus. A promessa e a aliança são abertas a todos os povos. Aprendemos que Deus enviou o Espírito Santo para todos, não somente para poucos escolhidos. Aprendemos que Deus age em todos e abre as portas do Reino a todos que quiserem. Na medida em que formos abertos ao Espírito de Jesus, mais Ele age em nós para o bem de todo o Corpo de Cristo. Todos são escolhidos de Deus! Num mundo marcado por discriminações, a Igreja deve purificar-se e ser aberta a todas as culturas. Deste modo todos os povos aprenderão que são amados por Deus e acolhidos para professar a fé cristã na sua cultura amada e fortalecida. A comunhão gerada pelo Espírito constitui a Igreja. Enviai vosso Espírito Senhor, e renovai a face da terra.
Unidos ao Espírito 
Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser pelo Espírito Santo. Significa que toda atitude de fé e devoção são realizadas no Espírito. A fé em Jesus é obra do Espírito. Ele geme em nós com as palavras de Deus. Todos recebem do Espírito dons para o serviço do Reino de Deus. Formamos um só corpo, membros uns dos outros. Estamos uns a serviço dos outros. A grande missão que temos é implantar a paz e a reconciliação. O perdão que o Espírito anuncia não é só uma confissão em voz baixa, mas a proclamação que Jesus perdoa a todos, convidando a acolhê-lo como fonte de reconciliação. Os ventos novos sobre a terra são um convite a sermos novos para que tenhamos um mundo novo.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JUNHO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário