segunda-feira, 2 de outubro de 2023

EVANGELHO DO DIA 2 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Mateus 18,1-5.10. 
Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: «Em verdade vos digo: se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim. Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus anjos veem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Charles de Foucauld
(1858-1916) 
Eremita e missionário no Saara 
Salmo 24, § 48 
Bendito sejas, anjo da guarda! 
Hoje é o dia da tua festa, meu anjo bom. De todo o coração te digo aos pés de Jesus: Feliz dia! Obrigado por todos os teus benefícios! Perdoa-me por todas as minhas ingratidões e por me comportar de forma tão desrespeitosa na tua presença, perdoa-me por te contristar tantas vezes! Guarda-me e ajuda-me cada vez mais! A minha vontade é honrar-te e amar-te, tanto quanto Deus permite e quer. Nos dias de festa dos santos, em vez de lhes darmos presentes, pedimos-lhes graças; inspira-me o que mais te agrada que te peça, meu bom anjo, e pedir-to-ei: «Um grande respeito pela minha presença e pela presença de Deus, pensar, falar e agir como se estivesses constantemente sob o olhar de Jesus Nosso Senhor e sob o meu, e respeitar a nossa presença como seres muito amados e venerados. É isto que te peço para honra de Jesus, para minha honra, e para teu bem, meu filho». Meu bom anjo, meu querido anjo, parece-me que me estás a dizer isto. Prometo-te que o farei. Peço-te esta graça e prometo-te que procurarei ser-lhe fiel. Se me atrevesse – e espero que isto não venha de mim, mas de Jesus – a oferecer-te alguma coisa neste dia de festa, para te agradecer a tua força, a tua assistência e a ajuda da tua graça, oferecer-te-ia o desejo de te amar cada vez mais, de crescer incessantemente no amor, na confiança e na devoção por ti, e de ter cada vez mais presente nos meus pensamentos o sentimento da tua presença abençoada. Abençoado sejas, meu querido anjo da guarda, e feliz dia! Abençoados sejais, anjos da guarda de toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário