Evangelho segundo São Lucas 10,1-9.
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.
E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
Ide. Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho.
Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: "Paz a esta casa".
E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco.
Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.
Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem,
curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: "Está perto de vós o Reino de Deus"».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo, teólogo, mártir
Contra as Heresias,III,14-15;SC 34
São Lucas, companheiro e colaborador dos apóstolos
Lucas era inseparável de Paulo e foi seu colaborador na pregação do Evangelho, como ele próprio evidencia, não para se glorificar, mas impelido pela verdade. Com efeito, quando Barnabé e João, chamado Marco, se separaram de Paulo e embarcaram para Chipre, Lucas escreveu: «Embarcámos para Tróade» (At 16,11); e descreve detalhadamente toda a viagem e a sua chegada a Filipos, onde anunciaram a Palavra pela primeira vez. No relato da viagem com Paulo, conta as situações com toda a precisão possível. Tendo estado presente em todos os acontecimentos, Lucas registou-os de maneira rigorosa; não se encontra nele mentira nem orgulho, porque todos aqueles factos eram conhecidos.
Lucas não foi apenas companheiro, foi também colaborador dos apóstolos, sobretudo de Paulo, que o diz claramente nas suas cartas: «Demas abandonou-me por amor ao mundo presente e foi para Tessalónica; Crescente foi para a Galácia, e Tito para a Dalmácia. Lucas é o único que está comigo» (2Tim 4,9-11). Isto prova com clareza que Lucas esteve sempre inseparavelmente ligado a Paulo. Na carta aos Colossenses, também lemos: «Saúda-vos o amado Lucas, o médico» (Col 4,14).
Por outro lado, conhecemos muitos acontecimentos do Evangelho – e dos mais importantes – unicamente por Lucas. Quem sabe, de resto, se Deus não fez de modo que muitas passagens do Evangelho tivessem sido reveladas apenas por Lucas para que todos se deixassem guiar pelo testemunho que vem em seguida, [no seu segundo livro] sobre os atos e a doutrina dos apóstolos, e, guardando inalterada a regra da verdade, todos pudessem ser salvos. Assim, o testemunho de Lucas é verdadeiro; o ensinamento dos apóstolos é manifesto, sólido, e nada esconde. Tais são as vozes da Igreja, de onde toda a Igreja retira a sua origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário