terça-feira, 4 de julho de 2023

Santo Profeta Oséias (820 A.C.)

O profeta Oséias, filho de Beeri (Berí) da tribo de Isacar, viveu e pregou no reino de Israel no tempo próximo a sua destruição. O começo de seu serviço profético corresponde ao final do reinado de Jeroboão II (782-752), aproximadamente em 740-750 a.C. e continua até a queda da Samaria em 722. Eram tempos de decaimento espiritual do povo de Israel, de aumento da idolatria e de dissolução moral. A pressão da guerreira Assíria provocava a instabilidade política de Israel e frequentes golpes palacianos. O profeta Oséias acusava energicamente a seus contemporâneos por seus vícios, e em particular, pelos repulsivos costumes pagãos copiados dos povos vizinhos. Oséias profetizava os desastres futuros. De sua vida pessoal se sabe que se casou com Gomer, que lhe era abertamente infiel. O profeta teve que divorciar-se formalmente dela, mas continuou amando-a e sentia pena por ela. Este drama pessoal mostrou ao profeta quão pesada era a traição espiritual do povo de Israel a Deus depois dos Mandamentos do Monte Sinai. Os hebreus quebraram esta Aliança, a profanaram e caíram em libertinagem espiritual. Por isso o Senhor predisse através de Seu profeta que os hebreus seriam rechaçados e os pagãos seriam chamados ao Reino de Deus: “Compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!” (Os. 2:18-23). O profeta acusou aos sacerdotes alegando que eles reduziram a fé em Deus a meras cerimônias sem sentimentos e que não instruíam as pessoas sobre a lei de Deus: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha. Comem da oferta pelo pecado do meu povo, e pela transgressão dele têm desejo ardente. Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei segundo os seus caminhos, e dar-lhe-ei a recompensa das suas obras" (Os. 4:6-9). Mais adiante o profeta chama aos que, todavia, são capazes de atender à sua pregação: “Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" (Os. 6:1-3). Eis aqui o que é valioso para o Senhor nos atos humanos: "Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz, porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (Os. 6:5-6). Diante a proximidade da destruição de Israel, o profeta usou todas suas forças para despertar o sentimento de arrependimento. Mas ele viu também o que viria depois dos desastres e o referiu ao final dos tempos, quando se vai produzir a renovação completa do povo de Deus, quando todos os desastres e a própria morte serão aniquilados: "Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos" (Os. 13:14). Algumas frases de Oséias estão citadas às vezes no N.T.: Os. 11:1, Mt. 2:15; Os. 6:6, Mt. 9:13; Os. 2:23, 1 Pedro 2:10; Os. 13:14, 1Co. 15:55; Os. 10:8, Lc. 23:30; e outras. O conteúdo do livro do profeta Oséias é o seguinte: sobre a esposa infiel e a infidelidade de Israel (1-2), sobra a fidelidade Divina (3), acusação a Israel (4-7), juízo de Deus sobre Israel (8-10), uma série de pregações curtas sobre os temas acima mencionados (11-14). Termina o livro com a promessa da salvação dos justos (14). 
Fonte: http://www.crkvenikalendar.com/zitije_es.php?pok=0&id=KVD
Tropário - Tom II 
Nós celebramos a memória de Teu profeta, ó Senhor / através dele nós suplicamos a Ti: / salve as nossas almas. 
Kontáquio - Tom IV 
Iluminado pelo Espírito, seu coração era um vaso de ilustre profecia, / vendo coisas distantes como se fossem presentes. / Por isso, nós veneramos a ti, glorioso profeta Oséias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário