sábado, 22 de julho de 2023

EVANGELHO DO DIA 22 DE JULHO

Evangelho segundo São João 20,1-2.11-18. 
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o discípulo predileto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde O puseram». E ficou a chorar junto do sepulcro. Enquanto chorava, debruçou-se para dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira e outro aos pés, onde estivera deitado o corpo de Jesus. Os anjos perguntaram a Maria: «Mulher, porque choras?». Ela respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, sem saber que era Ele. Disse-lhe Jesus: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Pensando que era o jardineiro, ela respondeu-Lhe: «Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste, para eu O ir buscar». Disse-lhe Jesus: «Maria!». Ela voltou-se e respondeu em hebraico: «Rabuni!», que quer dizer: «Mestre!». Jesus disse-lhe: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai. Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que vou subir para o meu Pai e vosso Pai, para o meu Deus e vosso Deus». Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor». E contou-lhes o que Ele lhe tinha dito. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Agostinho (354-430) 
Bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja 
Sermões sobre o Evangelho de João, 
n.º 121, 3; PL 35,1955-1959 
Tocar Cristo espiritualmente 
«Jesus disse-lhe: "Não Me detenhas, 
porque ainda não subi para o Pai"». 
Estas palavras contêm uma verdade que devemos examinar com muita atenção. Jesus ensina a fé a esta mulher, que O tinha reconhecido como mestre e Lhe dera esse título. O divino jardineiro semeou uma semente de mostarda no coração de Maria Madalena, como num jardim. Que significa pois: «Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Pai»? Com estas palavras, Jesus quis que a fé que temos nele, fé pela qual Lhe tocamos espiritualmente, chegue a ponto de acreditarmos que Ele e o Pai são um (cf Jo 10,30). Porque quem nele progride até reconhecer que é igual ao Pai, sobe de algum modo até ao Pai no segredo da sua alma; de outro modo, não tocamos Cristo como Ele quer, isto é, não temos nele a fé que Ele nos pede. Maria podia acreditar nele pensando que não era igual ao Pai; mas Ele proíbe-lho com estas palavras: «Não Me detenhas», quer dizer: «Não acredites em Mim no entendimento em que te encontras ainda. Nem fiques a pensar no que Eu fiz por ti, sem pensares naquele por quem foste feita». De facto, ela acreditava ainda de modo totalmente humano naquele por quem chorava como homem. «Ainda não subi para o Pai»; «tocar-Me-ás quando acreditares que sou Deus, e que sou totalmente igual ao Pai»

Nenhum comentário:

Postar um comentário