quarta-feira, 4 de maio de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “A paz esteja convosco! Jesus está vivo entre nós!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA CONSAGRADO
SACERDOTE, AGORA NA PAZ DE DEUS
A comunidade apostólica
 
As narrativas das aparições de Jesus ressuscitado aos discípulos seguem esquemas diferentes de acordo com a necessidade a que cada evangelista quis responder. Lucas descreve a aparição às mulheres, aos discípulos de Emaús, a Pedro e, por fim, a primeira aparição aos apóstolos reunidos, à comunidade apostólica. Eles se recusavam a acreditar até o momento em que Jesus se coloca no meio deles. O susto foi muito grande. Tinham dificuldades para crer. Com essa aparição, o evangelista quer mostrar que Jesus é um vivo e não um fantasma. Ele está vivo. Tem carne e osso. Diz: “Por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! “Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho” (Lc 24,39-39). E se alimenta! Come um pedaço de peixe assado (42). Cremos em uma pessoa viva. Os discípulos fizeram uma experiência única: ter contato direto com aquele que estivera morto e agora está vivo. “Deus fez que se manifestasse, não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido de antemão, a nós que comemos e bebemos com Ele após sua ressurreição dentre os mortos” (At 10,40-41). A experiência que fazem do Ressuscitado passa para nós. A fé abre a inteligência para compreender esse acontecimento. Nessa fé estamos unidos à mesma experiência dos apóstolos. Isso é importante, pois nossa fé não exige uma experiência visível, mas experiência fundada na fé dos que são as colunas da Igreja. Jesus diz a Tomé: “Felizes os que não viram e creram” (Jo 20,29). 
A comunidade reconciliada 
Jesus, no dia da ressurreição, saúda os apóstolos, dizendo: “A paz esteja convosco”. A ressurreição traz paz. Ela se torna caminho de vida para a comunidade que crê. Essa paz é fruto da reconciliação que Jesus realizou para nós com sua morte. Jesus passara por uma morte dolorosa. Essa morte tem uma razão, um sentido: a expiação dos pecados que acontecerá pelo arrependimento e pela conversão. A comunidade reconciliada vive a paz. Por isso Jesus abre a inteligência dos discípulos para entenderem a Escritura que falava desses acontecimentos. Não basta saber. Ao dar o Espírito Ele abre a inteligência dos discípulos para entenderem o sentido de sua morte e ressurreição. Compreendendo as Escrituras e guardando os mandamentos, seguem o caminho proposto por Jesus. A comunidade primitiva torna-se assim protótipo da vida da Igreja. Por isso Lucas insiste no fato de Jesus estar vivo e presente. Ele é a razão da comunidade. Ele a reconcilia e a coloca em paz, mesmo no meio das perseguições.
Comunidade hoje 
Cristo não era, para os primeiros cristãos, uma idéia, um ensinamento, um “fantasma do outro mundo”, uma visão espiritual. Para nós Ele é um Vivo e presente sempre a dar o Espírito Santo e a nos dizer: “sereis testemunhas de tudo isso” (Lc 10,48): sua vida morte, ressurreição e presença em nossa comunidade. A comunidade convertida e reconciliada pelo perdão dá o testemunho de Cristo e implanta a paz. Essa paz deve ter carne e osso, como Jesus, isto é, viva e real. Deve levar ao crescimento das pessoas em Cristo. Reconciliados para a paz. Não há paz senão a partir dos ensinamentos e mandamentos de Jesus. Seguindo o mandamento, teremos o amor de Deus. A fé na ressurreição de Jesus será demonstrada se nós tivermos a ousadia de ser “palavras Suas” em carne e osso. Uma fé que não compromete é ideologia que ilumina as mentes, mas não toca o coração. 
Leituras: Atos 3,13-15.17-19;
 Salmo 4; 
1 João 2,1-5a; Lucas 24,35-48. 
Ficha: 1. Lucas encontra em sua comunidade a dúvida sobre a realidade da ressurreição. Por isso faz questão de apresentar que Cristo está vivo e presente. Ele é o mesmo que foi crucificado e agora vive, tanto que come diante deles um pedaço de peixe. A experiência de sua presença fundamenta nossa fé em sua ressurreição. Jesus disse a Tomé: “felizes os que não viram e creram” 
2. Jesus, no dia da ressurreição, se faz presente na comunidade dos discípulos e lhes diz: a paz esteja convosco. É uma saudação e um programa. Por sua morte, realizou a expiação e a reconciliação. Estando presente, abre suas inteligências para entenderem as Escrituras que anunciavam esses acontecimentos. A comunidade apostólica torna-se protótipo para a vida da Igreja. Lucas insiste em que Ele está vivo e reconcilia a comunidade, dando-lhe a paz. 
3. Para a comunidade atual Cristo não é uma idéia ou um ensinamento. Ele é está vivo e presente para dar o Espírito e nos fazer testemunhas. A paz que anunciamos e implantamos deve ser viva e real. Essa paz nasce da reconciliação. Assim seremos, pela fé em sua ressurreição, palavras Suas em carne e osso. 
Alguém quer peixe? 
Morto não come. Jesus comeu. Então está vivo. E provou comendo um pedaço de peixe. É grande a alegria de tê-lO entre nós Vivo. Peixe em grego (IXTHYS) faz o monograma de Cristo que diz: Jesus, de Deus Filho, Salvador. (esses pequenos textos são sínteses que são colocados na Revista de Aparecida)
Homilia do 3º Domingo da Páscoa 
EM ABRIL DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário