quinta-feira, 19 de outubro de 2017

EVANGELHO DO DIA 19 DE OUTUBRO

Evangelho segundo S. Lucas 11,47-54.
Naquele tempo, disse o Senhor aos doutores da lei: «Ai de vós, porque edificais os túmulos dos profetas, quando foram os vossos pais que os mataram. Assim dais testemunho e aprovação às obras dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós levantais os monumentos. É por isso que a Sabedoria de Deus disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos; e eles hão de matar uns e perseguir outros’. Mas Deus vai pedir contas a esta geração do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o Santuário. Sim, Eu vos digo que se pedirão contas a esta geração. Ai de vós, doutores da lei, porque tirastes a chave da ciência: vós não entrastes e impedistes os que queriam entrar!». Quando Jesus saiu dali, os escribas e os fariseus começaram a persegui-l’O terrivelmente e a provocá-l’O com perguntas sobre muitas coisas, armando-Lhe ciladas, para O surpreenderem nalguma palavra da sua boca. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Missal Romano 
Impropérios de Sexta-Feira Santa 
«Começaram a persegui-l’O terrivelmente 
e a provocá-l’O»

«Meu povo, que mal te fiz Eu? 
Em que te contristei? Responde-me!» (Mq 6,3) 

Libertei-te da terra do Egito: 
E tu preparaste uma Cruz para o teu Salvador! 
Guiei-te durante quarenta anos pelo deserto, 
Alimentei-te com o maná e levei-te para a terra prometida: 
E tu preparaste uma Cruz para o teu Salvador! 

Que mais podia Eu fazer por ti? 
Plantei-te como vinha formosa e escolhida: 
E tu foste para Mim uma fonte de amargura: 
Quiseste matar-Me a sede com vinagre, 
E com uma lança atravessaste o lado do teu Salvador! 

Meu Povo, que mal te fiz Eu? 
Em que te contristei? Responde-me! 

Dei-te o ceptro real: 
E tu colocaste-Me na cabeça a coroa de espinhos! 
Pelo meu poder elevei-te acima dos povos: 
E tu levantaste-Me no patíbulo da Cruz! 

Meu povo, que mal te fiz Eu? 
Em que te contristei? Responde-Me! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário