terça-feira, 2 de junho de 2015

EVANGELHO DO DIA 2 DE JUNHO

Evangelho segundo S. Marcos 12,13-17.
Naquele tempo, foram enviados a Jesus alguns fariseus e partidários de Herodes para O surpreenderem no que dissesse. Aproximaram-se e disseram: «Mestre, sabemos que és sincero e não Te deixas influenciar por ninguém, pois não fazes aceção de pessoas, mas ensinas com sinceridade o caminho de Deus. É lícito ou não pagar o tributo a César? Devemos pagar ou não?». Mas Jesus, conhecendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes: «Porque Me armais esse laço? Trazei-Me um denário para Eu ver». Eles trouxeram-no e Jesus perguntou-lhes: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Então Jesus disse-lhes: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». E eles ficaram muito admirados com Jesus. 


Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
Santa Teresa de Ávila (1515-1582), carmelita descalça, doutora da Igreja 
Poesias, nº 8: «Alma, buscar-te-ás em Mim» 


«De quem é esta imagem?»

Alma, busca-te em Mim 
E a Mim busca-Me em ti. 

Tão fielmente pôde o Amor 
Alma, em Mim, te retratar 
Como nenhum sábio pintor 
Tua imagem figurar. 

Foste, por amor, criada 
Formosa, bela e assim 
Dentro do meu ser pintada. 
Se te perderes, minha amada, 
Alma, procura-te em Mim. 

Porque Eu sei que te acharás 
Em meu peito retratada, 
Tão ao vivo figurada 
Que ao ver-te folgarás 
Por te veres tão bem pintada. 

E se acaso não souberes 
Em que lugar Me perdi, 
Não andes dali para aqui 
Porque se encontrar Me quiseres 
A Mim Me acharás em ti! 

Em ti, que és meu aposento 
És minha casa e morada, 
Aí busco a cada momento 
Em que do teu pensamento 
Encontro a porta fechada. 

Só em ti há que buscar-Me, 
Que de ti nunca fugi; 
Nada mais do que chamar-Me 
E logo irei, sem tardar-Me, 
E a Mim Me acharás em ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário