sábado, 18 de abril de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Amai-vos uns aos outros”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Amar como Cristo
            A liturgia do tempo pascal apresenta pontos centrais do ensinamento de Jesus. Ela está a nos dizer: ‘assim vive quem ressuscitou com Cristo’. Não se trata só de conhecimento, mas de vivência no dia a dia. João, em seu evangelho, insiste na observância dos mandamentos: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei o andamento de eu Pai e permaneço em seu amor” ... “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,10-12). O amor é o núcleo da vida e da mensagem de Jesus, e significou sua vitória sobre a morte. Para nós, isso se realiza no amor que é nossa ressurreição. Escreve João: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte” (1Jo3,14). É nossa Páscoa. Esse amor querido por Jesus dever ser como Ele o fez: “Assim como Eu vos amei, deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 15,12).  Como Ele amou? “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos” (13). A vida de Jesus é o amor que se entrega desde o primeiro instante pelos Seus. Pedro diz que Deus não faz distinção de pessoas (At 10,34). Quem são os amigos de Jesus? Todos... Mas de modo particular quem aceita o jogo do amor. Chama de amigos! Praticar o mandamento é ser introduzido na amizade, que significa conhecimento de Cristo, no sentido hebraico, vida a vida. O amor recíproco é baseado no amor do Senhor. No tempo pascal, quando ouvimos as orientações de buscarmos as coisas do alto (Cl 3,1), somos animados a um amor terreno. Coisas do alto podem significar o amor que vem de Deus e que nos dá a vida do Ressuscitado. Estamos em corpo ainda frágil, mas temos a vida do Espírito (Rm 8,10).
O Senhor fez conhecer a Salvação
            O Salmo 97 convida ao louvor: “O Senhor fez conhecer a salvação e às nações revelou sua justiça. Recordou Seu amor sempre fiel pela casa de Israel”. O amor de Deus não é exclusivo a ninguém nem a um grupo particular. É aberto a todos. Se recebemos tanto carinho de Deus é para sermos os anunciadores privilegiados de sua salvação. É o que nos faz ver a narrativa do batismo de Cornélio, um pagão romano que tinha afeto pela fé judaica. Mais ainda, era um homem justo e temente a Deus (At 10,1-48). Quem está aberto a Deus, recebe dEle a riquezas que reserva a Seus filhos. Sempre é Deus quem toma a iniciativa no caminho da salvação. Deus vem antes de O termos amado. João escreve: “não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16). Nossa vida cristão vai ser um forte anúncio de salvação. Não podemos contemplar a Deus, mas podemos vê-lO nos que amam.
Nisto consiste o amor
Amamos sob tantas formas. Amor não é só prazer, não é só sentimento, só sentir-se bem e feliz. Amor nasce de Deus. Foi assim que o amor de Deu se manifestou entre nós: “Deus enviou seu filho único ao mundo para que tenhamos vida por meio dEle (9). Na entrega que o Filho faz de si, está o amor. Na medida em que amamos, nascemos de Deus” Ameno-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Que não ama não chegou a conhecer a Deus porque Deus é amor” ( 1Jo 7,8). Assim produzimos frutos e nossa oração é ouvida porque jamais perdemos por ter amado. O Espírito virá em nossa ajuda mesmo que não mereçamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário