segunda-feira, 2 de março de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Dizer não ao desânimo”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
1537. As tentações do operário
            Ao iniciar a Quaresma, somos alertados pela Palavra de Deus a contemplar nossa realidade humana no quadro da vida espiritual. A fé deve ser vivida na condição humana. Separar religião e vida é desconhecer o ser humano e a fé. Seguimos Jesus que, Homem-Deus, era humano e divino em perfeita união. A estrutura quaresmal apresenta as tentações de Jesus. Tentação não é o pecado. É a tendência do coração de buscar o mal, destruindo a unidade da pessoa humana. Jesus passou pela tentação a vida toda. As três tentações são reais e atingem todas as dimensões do ser humano.  A tentação do pão, do poder e do prazer invade também o campo da evangelização. O dinamismo missionário é invadido pelo egoísmo. Muitos leigos acham bonitas a espiritualidade e a pastoral, mas dizem com suas atitudes: não conte comigo. Não tenho tempo. O tempo livre deve ser ocupado com a distração e a vaidade. Mesmo sacerdotes não têm tempo. Sempre há outras coisas por fazer, como administração, viagens, passeios etc.... A riqueza do tempo, como as riquezas pessoais são a primeira preocupação. É o egoísmo que desanima a assumir qualquer compromisso com a vida do povo e da comunidade. Muitos se cansam de dedicar a vida aos outros, também nos compromissos pastorais. É difícil achar gente para catequese, formação, serviços e coisas mais. É duro o trabalho pelo povo e na Igreja porque requer tempo e espera da semente crescer. Não vemos resultados. Mas se plantarmos, o fruto é abundante porque depende de Deus. Não há fracasso no trabalho pastoral. Há falta de paciência. O pão do tempo, que é a espera, é sempre fresco. O Papa insiste: “Não deixem que nos roubem a alegria da evangelização” (83).
1538.Caminhar sempre
            Diante das dificuldades, a primeira condição é não ficar pessimista e desanimar. O Reino de Deus é exigente e só os fortes podem conquistá-lo. Os males do mundo são desafios que nos convidam a crescer. O Papa joga mais longe: “O olhar do fiel é capaz de reconhecer a luz que o Espírito Santo sempre irradia no meio da escuridão sem esquecer que, ‘onde abundou o pecado, superabundou a graça’” (Rm 5,20) (84). Jesus transformou a água em vinho. Tudo se supera. Há muitos males no mundo. Não podemos deixar de pensar que os bens são muito maiores. O bem cresce e o mal é anulado. Há muitos que lamentam as desgraças. E nada fazem para melhorar. Ver que tudo está mal e não procurar soluções, não deve matar nossa ousadia. Nos piores momentos ouvimos a palavra de Jesus a Paulo: “Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza”. O Papa diz a palavra cristã que nos distingue de outros: “O triunfo do cristão é sempre uma cruz que é ao mesmo tempo estandarte de vitória” (85).
1539.A fé nos desertos.
            Nem tudo são luzes no anúncio da vida nova do Reino. Há uma forte desertificação. A fé não é mais o centro nem entra em questão. Sabemos que os países mais ricos se formaram com as raízes da fé, agora a destroem. Parece impossível anunciar a fé nesse vazio. Este é um processo que vem de longa data. Não podemos nos esquecer que a culpa vem de certos modos de ser Igreja. Há também violenta perseguição contra os cristãos que os obriga a viver ocultamente a fé. Nas próprias famílias e nos lugares de trabalho é impossível a fé. Mesmo assim, como em todo o deserto há um oásis, vemos sinais da busca de Deus. É nesse deserto que podemos oferecer a água fresca de uma opção melhor. Do peito transpassado de Jesus brotou uma fonte de água viva. Não perder a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário