segunda-feira, 1 de março de 2021

EVANGELHO DO DIA 1 DE MARÇO

Evangelho segundo São Lucas 6,36-38. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á; deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco». 
Tradução litúrgica da Bíblia  
Venerável Madaleine Delbrêl 
(1904-1964) 
Missionária das pessoas da rua 
«A alegria de crer» 
«Sede misericordiosos, como o 
vosso Pai é misericordioso». 
Ser misericordioso não parece ser tarefa fácil. Já bem basta sofrermos as nossas misérias, quanto mais sofrermos as daqueles com quem nos cruzamos. O nosso coração recusar-se-ia a passar por isso se houvesse outras maneiras de obter misericórdia. Não nos queixemos, pois, de ficar muitas vezes de lágrimas nos olhos ao deparar com tantas dores pelo caminho. É por elas que ficamos a conhecer a ternura de Deus. Assim como precisamos de um cadinho resistente para o metal fundido, quando está possuído e trabalhado pelo fogo, assim também Deus precisa de corações sólidos, onde possam coabitar sem dificuldade as nossas sete misérias em busca de cura e a misericórdia eterna com necessidade de redenção. E, embora o nosso coração mostre tantas vezes desagrado por ter de tocar de perto essa pasta de miséria que nunca sabe bem se é sua ou de outros, não trocaria essa tarefa por nenhuma outra, pois alegra-o aproximar-se deste fogo inextinguível que é uma prova do amor infinito de Deus. Habituamo-nos de tal maneira a essa presença do fogo que procuramos espontaneamente tudo o que lhe permita continuar a arder, tudo o que é pequeno e fraco, tudo o que geme e sofre, tudo o que peca, rasteja e cai, tudo o que precisa de ser sarado. E entregamos, em comunhão com esse fogo que arde em nós, as dores de todos quantos passam por nós, para que sejam tocados e sarados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário