![]() |
| Santa Aldetrudes, sua irmã Santa Madelberta e sua mãe Santa Valdetrudes (ou Waldru) |
Martirológio Romano: Em Maubeuge em Hainault, no território da atual França, Santa Madelbertha, abadessa, que sucedeu sua irmã Santa Adeltrudes.
Filha de São Vicente de Soignies e de Santa Valdetrude, Madelberta sucedeu sua irmã Aldetrude em 696 como terceira abadessa do mosteiro de Maubeuge, fundado por sua tia Santa Aldegonde. Ele morreu, depois de nove anos como abadia, por volta de 705.
A Vita Madelbertae está ligada ao ciclo das abadessas de Maubeuge: adaptando a Vitae dos Alpes Hainaut a elas e ligando-as à família carolíngia, os biógrafos esperavam glorificar suas heroínas.
O autor anônimo da Vida de Madelberta conhece apenas sua família, a abadia de Maubeuge e dois milagres: a cura de um surdo e uma criança encolhida, mas esconde sua ignorância saqueando a lendária história de Santo Aldegonde. A partir disso, pode-se deduzir que ele era um clérigo de Maubeuge que escreveu dois séculos após a morte do santo: daí sua falta de informação.
Que a Vita Madelbertae data do início do século X é comprovado pelo estilo e sobretudo pelo fato de ser inspirada na Vita Aldegundis secunda (final do século IX) e ser mencionada na Vita Gisleni (século X) e na Vita Vincentii (século XI).
Com sua morte, em 7 de setembro de 705, a santa abadessa Madelberta teria sido enterrada em Cousolre; em 722, diz-se que São Uberdade teve suas relíquias transportadas para Liège, onde foram colocadas no baú de São Teodardo, bispo e mártir.
Madelberta é comemorada em 7 de setembro nas dioceses de Liège, Cambrai e Toumai.
Autor: Michèle Devuyst
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
%20(2).jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário