(+)Maubeuge, França, 684
Lembrada em 18 de outubro no Próprio de Meaux (1854), como virgem e freira, deve ser claramente identificada com s. Aldegonda de Maubeuge, cuja tradução aí é comemorada no mesmo dia.
Etimologia: Alda = extremamente bela, do celta
Emblema: Lírio, Palma
Martirológio Romano: Em Maubeuge, na Nêustria, na atual França, Santa Aldegonda, abadessa na época do rei Dagoberto.
Aldegonda de Maubeuge foi uma religiosa franca que se tornou abadessa do mosteiro de Maubeuge que ela fundou. Ela é venerada como santa pela Igreja Católica e celebrada no dia 30 de janeiro.
Ela era filha de Waldeberto, regente de Clotário II na região de Sambre e Mosa, e de Bertila da Turíngia. Saiu da casa paterna e converteu-se ao cristianismo graças a Santo Amando.
Em 656, Aldegonda fundou o mosteiro de Maubeuge, dedicado a São Martinho de Tours. O mosteiro logo se tornou um importante centro de espiritualidade e cultura, e Aldegonda era uma guia iluminada para as suas freiras.
Ela era uma mulher de grande caridade e compaixão. Dedicou-se a cuidar dos pobres e doentes e fundou um hospital para os necessitados. Ela também foi uma fervorosa evangelizadora e muitas vezes ia ao campo para pregar o Evangelho.
Aldegonda morreu em Maubeuge em 684, com cerca de 45 anos. Ela foi imediatamente venerada como santa e seu culto rapidamente se espalhou por toda a França.
O culto
Aldegonda é padroeira de Maubeuge, e a sua festa litúrgica é 30 de janeiro. Ela também é invocada contra doenças oculares, mamárias e infantis, câncer, dores de cabeça, úlceras, inflamações, febre e morte súbita.
Autor: Franco Diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário