Evangelho segundo São Marcos 12,38-44.
Naquele tempo, Jesus ensinava a multidão, dizendo: «Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praças,
de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes.
Devoram as casas das viúvas com pretexto de fazerem longas rezas. Estes receberão uma sentença mais severa».
Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas.
Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante.
Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros.
Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver».
Tradução litúrgica da Bíblia
Bispo de Hipona (norte de África),
doutor da Igreja
«A caridade universal»,
Tr. in Ia Jn, X, 8-9
Amar a Cristo no seu corpo
Se queres amar a Cristo, alarga o teu amor ao mundo inteiro, pois os membros de Cristo estão estendidos por todo o mundo. Se amares apenas uma parte deles, estarás separado; se estiveres separado, não estarás no corpo; e, se não estiveres no corpo, não estarás sujeito à cabeça.
De que serve crer e blasfemar? Adorá-lo na cabeça e blasfemar no corpo? Pois Ele ama o seu corpo; e, mesmo que tu te separes do seu corpo, a cabeça não se separará dele, e gritar-te-á do Céu: é em vão que me honras, é em vão que me honras. Como se alguém quisesse beijar-te o rosto, mas esmagando-te os pés, calcando-te com botas pesadas, ao mesmo tempo que te agarra a cabeça para a beijar. Não interromperias esse gesto gritando: «Que fazes, homem, estás a pisar-me»?
Assim, Nosso Senhor Jesus Cristo, antes de subir ao Céu, encomendou-nos o seu corpo, através do qual ia permanecer na Terra. Ele viu que muitos O honrariam na sua glória, mas que as suas honras seriam em vão, porque eles desprezariam os seus membros na Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário