quinta-feira, 13 de julho de 2023

SÃO SILAS, DISCÍPULO DOS APÓSTOLOS

Silvano, que tinha o apelido de Silas, é mencionado nos Atos dos Apóstolos como um dos "homens eminentes" da Igreja de Jerusalém. Como profeta, pregou em Antioquia; acompanhou São Paulo em suas viagens e ajudou São Pedro a escrever suas encíclicas. Faleceu, talvez, como mártir, na Macedônia. 
Silvano, apelidado de Silas, é referido nos Atos dos Apóstolos como um dos "homens eminentes" da Igreja de Jerusalém. Pregou em Antioquia como profeta, acompanhou São Paulo em suas viagens e ajudou São Pedro a escrever suas encíclicas; morreu, talvez como mártir, na Macedônia. 
Martirológio Romano: 
Comemoração de São Silas, que, destinado pelos Apóstolos às Igrejas dos Gentios juntamente com os Santos Paulo e Barnabé, imbuído da graça de Deus, exerceu o seu ministério sem cessar. 
Os Actos dos Apóstolos mencionam-no várias vezes, assim como ele é mencionado nas várias cartas apostólicas de Paulo e Pedro. Os dois apóstolos o chamam de Silvano, enquanto os "Atos" o chamam de Silas, no entanto, é estabelecido que ele é a mesma pessoa, e que provavelmente um é o diminutivo do outro. Os Atos dos Apóstolos o apresentam como um dos "homens eminentes", embora não especifique que autoridade ele detinha na Igreja de Jerusalém. Por esta razão, foi enviado juntamente com Judas Barsabbas a Antioquia para acompanhar o apóstolo Paulo e seu discípulo Barnabé, para ilustrar e recomendar a observância do decreto emitido pelo Concílio de Jerusalém. Em Antioquia ele prega como profeta, depois Judas retorna a Jerusalém e Silas permanece em Antioquia e então Paulo o leva consigo como discípulo em sua segunda viagem apostólica. Eles passam pela Síria, Cilícia, Licaônia, Frígia, Galácia, Mísia e chegam a Troas. De lá, navegam para a Europa para Samotrácia, Neápolis e Filipos; Aqui eles são presos e acorrentados aos tocos, mas milagrosamente soltos, eles são libertados com honra. A viagem continua até Tessalônica, onde Paulo prega por três sábados na sinagoga aos judeus, depois Beréia, Atenas, Corinto, onde eles ficam por 18 meses, depois as estradas de acordo com os Atos se dividem, Paulo conclui sua viagem para Antioquia, enquanto de Silas junto com Timóteo, que havia sido adicionado nas últimas etapas, não há mais notícias. Ele reapareceu por volta de 63 ou 66 com Pedro em Roma e o ajudou a escrever sua carta encíclica a várias igrejas na Ásia. De acordo com Atos, Silvano era um cidadão romano como Paulo. Os vários historiadores que se seguiram incluíram-no nas Sinaxárias bizantinas e nos martirológios em datas diferentes, o Martirológio Romano recebe-o a 13 de julho, de acordo com dois catálogos anteriores. É sugerido que Silvano terminou sua vida com um martírio na Macedônia. As relíquias de acordo com a "Acta Sanctorum" foram transferidas em 691 para Thérouanne, na França, onde foi venerado por um longo tempo até a destruição da Catedral em 1553 ordenada por Carlos V. 
Autor: Antonio Borrelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário