quinta-feira, 13 de julho de 2023

Beata Angelina de Marsciano : Viúva, religiosa, (1377-1453).

(*)Montegiove , 1357 - (+)Foligno , 14 de julho de 1435) 
Foi uma freira católica italiana, considerada a fundadora da 
Ordem Terceira Regular de São Francisco. 
Ela é venerada como uma beata na Igreja Católica . 
Biografia 
Angelina nasceu em Montegiove, perto de Orvieto , em 1357, em uma família nobre, descendente dos condes de Marsciano. Aos 15 anos casou-se com Juan de Terni, Conde de Civitella. Angelina ficou viúva dois anos depois e herdou o castelo e as terras de Civitella del Tronto. Colocou os seus bens ao serviço da Igreja e dos pobres. Tomou o hábito da ordem terceira de São Francisco e transformou sua casa numa espécie de comunidade de terciários, que se dedicavam à pregação, às obras de caridade e ao testemunho vocacional. Angelina foi acusada de bruxaria porque convenceu facilmente muitas jovens a adotar o hábito. A estas acusações juntaram-se as de heresia , pelo seu alegado desprezo pelo casamento e pelo seu apostolado itinerante, que era da responsabilidade dos homens. Portanto, ela foi levada a julgamento, a pedido de Ladislao, rei de Nápoles. No entanto, Angelina provou a ortodoxia de sua fé e a legitimidade de sua conduta. O rei a declarou inocente, mas se tornando um problema para a sociedade, devido às inúmeras acusações, ela e seus companheiros foram banidos do reino. As mulheres se refugiam em Assis , na Igreja de Santa María de los Ángeles. Mais tarde, ele foi para Foligno , onde fundou um mosteiro de clausura doTerceira Ordem Regular de São Francisco . A construção do mesmo, culminou em 1397, Angelina foi eleita a primeira abadessa e, durante seu governo, fundou outros onze mosteiros. Angelina morreu em Foligno, aos 58 anos, em 14 de julho de 1435. 
Culto 
Diz-se de Angelina de Marsciano que no dia de sua morte, seu rosto ficou brilhante e sua cela se encheu de um aroma celestial. Considerando-a uma santa, seus restos mortais foram venerados desde aquele dia. Os funerais foram tremendos. Isso demonstra a grande consideração que a religiosa tinha pela cidade de Foligno e seus arredores. Em 1492 seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, o que aumentou a veneração. Por isso, os franciscanos o colocaram em uma urna em frente ao túmulo da famosa franciscana Ângela de Foligno , na igreja franciscana de Foligno. 2 O culto à Beata Angelina de Marsciano foi confirmado pelo Papa Leão XII em 8 de março de 1825, por meio do processo chamado de canonização equipolenta . 
Sua memória é recolhida pelo Martirológio Romano em 14 de julho e sua festa foi transferida para 13 de julho. 
Ela é muito estimada pelos franciscanos regulares terciários e pelos terceiros franciscanos regulares, que a consideram sua fundadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário