domingo, 9 de julho de 2023

EVANGELHO DO DIA 9 DE JULHO

Evangelho segundo São Mateus 11,25-30. 
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Aelredo de Rievaulx 
(1110-1167) 
Monge cisterciense 
O Espelho da Caridade, I, 30-31 
«Encontrareis descanso» 
Aqueles que se queixam da severidade do jugo do Senhor talvez não tenham rejeitado completamente o pesado jugo da cobiça do mundo. Dizei-me, haverá coisa mais doce e mais repousante do que deixarmos de estar agitados pelos movimentos desregulados da carne? Haverá coisa mais parecida com a tranquilidade divina do que não sermos afetados pelas afrontas que nos fazem, não recearmos tormentos nem perseguições, conservando uma calma idêntica na felicidade e na infelicidade, vendo da mesma maneira o inimigo e o amigo, tornando-nos semelhantes Àquele «que faz nascer o sol sobre os bons e os maus, e chover sobre os justos e os injustos» (Mt 5,45)? Tudo isto se encontra na caridade e apenas na caridade. É de facto nela que reside a verdadeira tranquilidade, a verdadeira doçura, pois ela é o jugo do Senhor. Se, por convite do Senhor, carregarmos com ele, encontraremos repouso para as nossas almas, pois o jugo do Senhor é suave e o seu fardo leve. É que «a caridade é paciente, é benigna, não é invejosa; a caridade não se ufana, não se ensoberbece, não procura o seu interesse, não é ambiciosa» (1Cor 13,4-5). As outras virtudes são para nós como um veículo para um homem cansado, o alimento para um viajante, a luz para quem anda perdido nas trevas e as armas de um combatente. Mas a caridade – que tem de se encontrar em todas as virtudes para que elas sejam virtudes – é em si mesma, de forma muito especial, o repouso do homem cansado, o descanso do viajante, a luz de quem chegou ao fim e a coroa perfeita de quem alcançou a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário