segunda-feira, 8 de maio de 2023

EVANGELHO DO DIA 8 DE MAIO

Evangelho segundo São João 14,21-26. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama, será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele». Disse-Lhe Judas, não o Iscariotes: «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo?». Respondeu-lhe Jesus: «Quem Me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me não ama, não guarda a minha palavra. Ora, a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo 
Monge grego(949-1022), 
Hinos 52, SC 196
«Meu Pai o amará; Nós viremos a ele 
e faremos nele a nossa morada» 
Quando Paulo te diz: «O Deus que disse: "Das trevas brilhe a luz" foi quem brilhou nos nossos corações» (2Cor 4,6), que outro Deus está a convidar-te a conceber senão Aquele que habita numa luz inacessível e que nenhum homem jamais viu? Com efeito, foi Ele, superessencial e incriado, que tomou carne e Se mostrou a mim como criatura, divinizando-me totalmente, a mim, que Ele assumiu de forma maravilhosa. Portanto, aqueles que receberam a Deus graças às obras da fé e mereceram o nome de deuses, gerados pelo Espírito, esses veem-no, a esse Pai que não cessa de habitar a luz inacessível; têm-no em si mesmos, habitando na sua morada, e eles próprios habitam nele, o absolutamente inacessível. Eis a fé verdadeira, eis a obra de Deus, eis o selo dos cristãos, eis a comunhão com Deus, eis a participação, eis as arras divinas, eis em que consiste a vida, eis o reino, eis a veste, o manto do Senhor, de que os batizados se revestem pela fé, e não o fazem sem o notar, como te disse, nem de forma inconsciente, mas graças à fé, cientes e conscientes. Uma vez que te tornes por inteiro o que te digo, vem juntar-te a nós, meu irmão, na montanha do conhecimento divino, da contemplação divina, e ouviremos juntos a voz do Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário