quinta-feira, 2 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 2 DE MARÇO

Evangelho segundo São Mateus 7,7-12. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe, quem procura, encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também: esta é a Lei e os profetas». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São João-Maria Vianney(1786-1859)
Presbítero, Cura de Ars 
 Sermão para o 5.º domingo depois da Páscoa 
O poder da oração
O motivo que nos deve levar a recorrer à oração é que tudo se torna vantajoso para nós. Deus quer a nossa felicidade e sabe que só podemos alcançá-la através da oração. Além disso, meus irmãos, que maior felicidade haverá para uma criatura vil como nós do que Deus querer baixar-Se, convivendo connosco com tanta familiaridade como um amigo com o seu amigo? Vede que bondade a sua, ao permitir-nos entregar-Lhe os nossos desgostos, as nossas penas. E este bom Salvador apressa-Se a consolar-nos, a amparar-nos nas provas, ou melhor, a sofrer por nós. Dizei-me, meus irmãos, deixar de rezar não seria renunciar à salvação e à felicidade na Terra? Pois sem a oração seremos certamente infelizes, e com a oração temos a certeza de alcançar o que nos é necessário para o tempo e para a eternidade, como veremos. Digo primeiramente, meus irmãos, que tudo está prometido à oração; e em segundo lugar, que a oração obtém tudo quando é bem feita: uma verdade que Jesus Cristo nos repete quase a cada página da Sagrada Escritura. A promessa que Jesus Cristo nos faz é formal: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, obtê-lo-eis, se o pedirdes com fé» (cf. Mt 7,7.21,24) Jesus Cristo não Se contenta em nos dizer que a oração bem feita obtém tudo. Para nos convencer ainda mais, garante-nos solenemente: «Em verdade, em verdade vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá» (Jo 15,16). Segundo as palavras do próprio Jesus Cristo, parece-me, meus irmãos, que é impossível duvidar do poder da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário