quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA 5 DE JANEIRO

Evangelho segundo São João 1,43-51. 
Naquele tempo, Jesus resolveu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: «Segue-Me». Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de quem está escrito na Lei de Moisés e nos Profetas. É Jesus de Nazaré, filho de José». Disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem ver». Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse: «Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento». Perguntou-lhe Natanael: «De onde me conheces?» Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira». Disse-lhe Natanael: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!». Jesus respondeu: «Porque te disse: "Eu vi-te debaixo da figueira", acreditas. Verás coisas maiores do que estas». E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem». Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Agostinho (354-430) 
Bispo de Hipona (norte de África), 
doutor da Igreja 
Senhor nosso Deus; 
De Trinitate, liv XV, cap XXVIII, 5 
Dá-me a força de Te procurar! 
Senhor nosso Deus, nós cremos em Ti, Pai, Filho e Espírito Santo. Procurei-Te como pude, conforme a capacidade que me deste; desejando ver aquilo em que acreditava, muito debati e trabalhei. Senhor meu Deus, minha única esperança, não permitas que deixe jamais de Te procurar, mas faz com que busque sempre o teu rosto com ardor. Dá-me a força de Te procurar, Tu, que me fizeste encontrar-Te, Tu, que me deste mais e mais a esperança de Te encontrar. Diante de Ti está a minha constância e a minha enfermidade, guarda aquela e sara esta; diante de Ti está a minha força e a minha ignorância. Tu, que me abriste, acolhe a minha entrada; Tu, que me fechaste, abre ao meu apelo; lembra-me de me lembrar de Ti, para Te compreender e Te amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário