sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA 2 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 9,27-31. 
Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-no dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós». Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se dele. Jesus perguntou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responderam: «Acreditamos, Senhor». Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé». E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra. Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo(949-1022)
Monge grego 
Hino 53 
A cegueira dos homens 
Diz Cristo: Quando criei Adão, permiti que Ele Me visse, ascendendo assim à dignidade dos anjos. Ele via tudo o que Eu havia criado com os seus olhos corpóreos; com os olhos da inteligência, porém, via o meu rosto, o rosto do seu Criador. Ele contemplava a minha glória e conversava comigo. Mas quando, transgredindo as minhas ordens, provou da árvore, ficou cego e caiu na obscuridade da morte. Eu, contudo, tive piedade dele e vim lá do alto. Eu, o absolutamente invisível, partilhei a opacidade da carne. Recebendo da carne um começo, tornado homem, fui visto por todos. Por que aceitei fazer isso? Porque foi por isto que criei Adão: para Me ver. Quando ele ficou cego e, na sequência dele, todos os seus descendentes, não suportei permanecer na glória divina e abandonar os que criei com estas mãos; mas tornei-Me semelhante em tudo aos homens, corpóreo com os corpóreos, e uni-Me a eles voluntariamente. Por aqui podes ver como desejo ser visto pelos homens. Como podes, pois, dizer que Me escondo de ti, que não Me deixo ver? Na verdade, Eu brilho, mas tu não olhas para Mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário