quarta-feira, 20 de julho de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - Sacrifícios Espirituais

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Participantes do Corpo de Cristo
 
Todos os cristãos estão unidos entre si e a Cristo formando o “Corpo Místico de Cristo”. Participam assim de Sua vida, missão e santidade. A vida desse Corpo é essencialmente sacerdotal: voltada para Deus e para os irmãos. A carta aos Hebreus relata que todo o sacerdote é tirado do meio dos homens, constituído em favor dos homens em suas relações com Deus (Hb 5,1). Inserir-se em Cristo é fazer da própria vida um sacerdócio santo. O que somos e fazemos entra como oferta a Deus. É seu sacrifício espiritual. Estamos habituados a ver a santidade só no aspecto sacramental onde os sacerdotes atuam. Essa santidade é mais ampla. Pedro, em sua carta escreve: “Chegai-vos para Ele, a pedra viva do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, constituí-vos em um edifício espiritual, dedicai-vos a um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pd 2,4-5). Esses sacrifícios espirituais são a vida do cristão em suas atividades humanas ou espirituais, nas quais, fazendo o bem, construindo o mundo de Deus e praticando as virtudes continuam a vida e a missão de Cristo. O sacerdócio dos padres tem, entre suas funções, promover e suscitar nos cristãos a consciência desse dom e seu exercício. A Igreja parece que tem medo de dizer ao cristão que ele é sacerdote com Cristo. Habituou-se de tal modo com a visão do ministério sacerdotal dos ordenados que se esqueceu o outro que é igualmente importante. O ministério sacerdotal está a serviço do sacerdócio dos fiéis, do qual fazem parte. Santo Agostinho diz: “Convosco sou cristão, para vós sou bispo”. Temos que aprender sobre isso, mesmo que seja difícil. 
Fundados nos sacramentos 
Não nos despertamos ainda para a santidade do povo de Deus proveniente dos sacramentos. Os documentos da Igreja manifestam claramente essa idéia “A índole sagrada e organicamente estruturada da comunidade sacerdotal efetiva-se tanto através dos Sacramentos, com através do exercício das virtudes. Incorporados à Igreja pelo Batismo, os fiéis são delegados ao culto da religião cristã em virtude do caráter, e, regenerados para serem filhos de Deus, são obrigados a professar diante dos homens a fé que receberam de Deus pela Igreja”. Pela Crisma são testemunhas; pela Eucaristia oferecem a Deus a Vítima Divina e com elas si mesmos e exercem na ação litúrgica a parte que lhe é própria; pelo Matrimônio participam do mistério e significam a unidade de Cristo e a Igreja santificando-se um ao outro (Lumen Gentium 11).
Vida e ação no mundo 
O sacerdócio cristão não se realiza só dentro da Igreja, mas também no meio do mundo através da prática das virtudes cristãs, como também de sua vida nas realidades humanas e terrenas. O trabalho e a participação dos diversos setores da sociedade são o lugar do exercício desse sacerdócio. Imaginemos o homem do campo que trabalha a criação, um professor numa sala de aula, um político nos parlamentos, uma mãe em sua casa, um cientista em sua pesquisa. Jesus dissera ao endemoniado que curara: “Volta para tua casa e conta tudo o que Deus fez por ti” (Lc 8,39). Não podemos dar ao povo cristão uma casca de evangelização. Podemos notar que o ateísmo que há em muitos países provém de uma evangelização que se preocupou com exterioridades e não penetrou o coração. Com isso, quando as realidades mudam, essa fé superficial vai junto. Isso já estão acontecendo entre nós com riscos de chegarmos, nós mesmos, à mesma situação.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JANEIRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário