terça-feira, 19 de julho de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - O Espírito está sobre mim

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
SACERDOTE REDENTORISTA
NA PAZ DO SENHOR
Ungido pelo Espírito
 
Iniciamos a leitura de Lucas na liturgia dominical do Tempo Comum. Começamos pelo prólogo de seu evangelho. Lucas recolhe o que recebeu pela tradição. Já havia um conjunto de ensinamentos que não estavam escritos. A isso chamamos de Tradição que vem junto com as Sagradas Escrituras e com elas compõem o ensinamento de Jesus. Lucas testemunha o esforço da primeira geração de organizar os fatos. Daí nasceram os evangelhos. Depois de ter narrado a infância e a tentação de Jesus, Lucas dá início à narração da vida apostólica de Jesus, começando por Nazaré, onde Ele fora criado, e na sinagoga, onde educado. Ali, no seu lar, Ele inicia seu ministério. Jesus, vindo de seu batismo, cheio do Espírito, depois de ter vencido a tentação, Ele está pronto para proclamar a Palavra e indicar-lhe a realização. Ele já tinha fama tanto pelas palavras e como pelos milagres: “Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza” (Lc 1,14). Lendo Isaias, coloca-se como realizador daquela profecia. O texto é magnífico: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; proclamar a libertação dos cativos, aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (4,18-19). Ele tem a potência operadora de Deus que é o Espírito. Tem os dons plenos de rei – sacerdote – Messias. Esclarece as funções do Ungido de Deus: evangelizar os pobres, os que esperam o anúncio do Reino; anunciar a remissão total; iluminar as mentes de tantas cegueiras; trazer o perdão; abrir o ano da graça, da total remissão. É a transformação total. E Jesus acentua: “Hoje se cumpriu a passagem que acabastes de ouvir” (21). Tem consciência de que é nele que o tempo de Deus acontece entre as pessoas. Ele realiza a profecia. Deus fala de modo especial ao coração do homem. 
Ungidos para a missão 
O evangelho continua depois narrando o resultado da palavra de Jesus. No próximo domingo refletiremos sobre esse ponto. Hoje nós nos voltamos à palavra ungido, cheio do Espírito Santo. O cristão, batizado, crismado e refeito pela Eucaristia, exercendo sua missão na Igreja como continuador de Jesus, é um ungido. Ouvimos muito esse termo: ‘pessoa ungida’. Normalmente é alguém que fala bonito. Ungido para Jesus vai além: trata-se de assumir o que Ele assumiu como programa de vida, seguindo o profeta Isaias: levar a boa nova da libertação aos pobres, a libertação dos oprimidos, esclarecer as mentes sobre Deus e o mundo. É uma ação concreta no mundo. Estamos fartos de louvores e gritos de euforia, tantas rezas e cânticos. Mas os necessitados ainda estão na mesma situação. A Igreja ou comunidade ou grupo, ou fiel que não descobriu essa missão não pode dizer que é um ungido. Reflitamos sobre Jesus em Nazaré.
Comunidade, lugar de recebe o Espírito 
Ouvimos também a leitura da grande assembleia convocada por Neemias. Ali ouviu-se a Palavra, entendeu-se o sentido e moveu-se o coração. Mas é motivo de alegria. O escriba Neemias convida a festejar a proclamação e a conversão. A comunidade reunida é o lugar da revelação da força do Espírito que nos conduz a Jesus e nos leva a renovar a Aliança com Deus na alegria, pois a “Alegria do Senhor é nossa força” (Nm 8,10). Nós formamos um só corpo, todos os membros uns dos outros, sobretudo em comunidade. Abramos o Livro e façamos a redenção acontecer hoje.
 Leituras: Neemias 8,2-4ª.5-6.8-10; Salmo 18,b; 
1 Cor 12,12-14.27; Lucas 1,1-4.4,1-21. 
1. Iniciamos a leitura do evangelho de Lucas na liturgia dominical do Tempo Comum. Lemos o prólogo de seu evangelho no qual narra que seu evangelho é uma recolha de tradições que corriam entre os fiéis. Ele organiza essas contribuições. Depois de narrar a infância e tentação, dá início à vida pública de Jesus. Mostra-nos Jesus em Nazaré. Jesus mostra o programa de seu ministério, movido pelo Espírito: O Espírito do Senhor está sobre mim por isso me enviou para evangelizar os pobres...Nele se realizam as profecias. 
2. Cada cristão é ungido pois é um continuador de Jesus, recebendo dele a mesma missão de evangelizar os pobres, libertar, anunciar o ano da graça. Diz-se que uma pessoa é ungida porque fala bem. Mas ungido é o que executa o programa de Jesus. Sem isso a Igreja perde o sentido. 
3. Neemias reúne a assembleia do povo. A Palavra reúne o povo. A comunidade reunida é o lugar da revelação da força do Espírito que conduz Jesus e nos leva a renovar a aliança com Deus na Alegria. Nós formamos um corpo, membros uns dos outros. Façamos a redenção de Jesus acontecer hoje. 
Programa do Partido 
Dá ojeriza ouvir falar de programa de partido. Fala-se tanto e não sai nada! Jesus em Nazaré lança um programa. A diferença é que Ele é o programa: O Espírito do Senhor está sobre mim e me enviou para dar a boa notícia para os pobres. Não é só um projeto a longo prazo: “Hoje se cumpre essa profecia que acabais de ouvir” (Lc 4,21). A transformação começa no momento em que Deus passa para o lado dos abandonados e o faz através de Jesus. Os judeus queiram um Messias poderoso que vencesse os inimigos. Jesus vem debaixo, do meio dos pobres. Por isso não foi aceito. Não veio para um partido, mas para os que estavam à parte. 
Homilia do 3º Domingo Comum
EM JANEIRO DE 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário