quinta-feira, 12 de maio de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - “Ascensão do Senhor”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA CONSAGRADO
SACERDOTE NA PAZ DO SENHOR
Ele nos conduzirá à Glória
 
A Ascensão do Senhor Jesus ao Céu é uma celebração que parece não ter a importância que merece. Como sabemos, o Mistério Pascal de Cristo, que envolve toda a ação bondosa de Deus para conosco em Cristo, tem seu coroamento na Ascensão. Ela está intimamente ligada à Páscoa e a Pentecostes. Se prestarmos atenção, a obra de Jesus só se efetiva no mundo a partir da vinda do Espírito Santo. E, para enviar o Espírito, Ele devia subir ao Céu, para junto do Pai, em sua glória. Assim escreve João: “Se eu não for não virá a vós o Espírito Santo” (Jo 16,7). Escreve também: “Eu pedirei ao Pai e Ele enviará outro Advogado, que estará sempre convosco” (Jo 14,16). Jesus insiste numa continuidade de presença. Sua missão não termina. Ele continua entre nós, mesmo estando junto do Pai na Glória. Qual a missão de Cristo na Glória? Ele exerce seu culto sacerdotal eterno de louvor, ação de graças e intercessão. A presença do Filho na Glória é a garantia que temos de um dia chegar com Ele à morada do Pai. “Virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14,3). Ele uniu a si toda a humanidade ferida pelo pecado, curou-a com suas feridas e a conduz a participar de sua glória. Estamos salvos na esperança. Ao enviar sobre a humanidade o Espírito, abre os tesouros da glória que está em herança nos santos. 
Sereis minhas testemunhas até os confins da terra 
A união a Cristo acontece também na missão do cristão de anunciar ao mundo que Ele é o Cristo ressuscitado, misericórdia de Deus que associa todos a sua vida e os conduz a Deus. Para essa missão dá-lhes o mesmo Espírito para que sejam fortalecidos e tenham vida em abundância para que sejam testemunhas até os confins da terra. A missão de Jesus continua no discípulo revestido da mesma força. Jesus não se afastou, reza o prefácio, mas dá a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade. Temos a certeza de que Ele permanece nos fortalecendo em nossa missão. Ele permanece sempre. Não há uma ausência, mas uma presença. Por isso não é preciso buscá-lo fora, nos céus. Os discípulos não viram sua partida como uma perda e uma saudade, mas como uma presença que envia à missão. Bem disseram os anjos: “Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse mesmo Jesus que foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. 
Que Ele abra vossos corações 
Paulo, nesse hino da carta aos Efésios (1,17-23), remata o ensinamento da festa. Pede ao Pai que dê o Espírito de sabedoria para o conhecimento profundo de Deus. Não só intelectual, mas experimental, vida a vida. Conhecendo a Deus, sabemos o que nos espera na preciosa herança. Mas, como está escrito: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1Cor 2,9). O Espírito nos faz também conhecer o poder de Deus exercido em nós na missão que recebemos. Quantas maravilhas fazemos que superam nossas capacidades. Ele abre o coração para compreendermos que estamos unidos a Ele como cabeça ao corpo. S. Gregório diz que já estamos nos céus, mas vivemos ainda na terra essas realidades. O paraíso do homem não está longe de nós. Aloja-se no coração feliz de quem ama. Na festa da Ascensão nós continuamos alegres nossa missão, pois temos a certeza de Sua presença.
 Leituras: Atos 1,1-11; Salmo46; 
Efésios1,17-23;Marcos 16,15-20. 
1. A Ascensão é uma festa a que às vezes, se dá pouca importância, mas está intimamente ligada à Ressurreição e Pentecostes no Mistério Pascal de Cristo. Se Jesus não fosse ao Céu, não viria o Espírito Santo. Escreve João: “Se eu não for, não virá a vós o Espírito Santo”. A presença de Jesus na Glória é a garantia que temos de viver com Ele e ser fortalecidos por Ele na missão. Estamos com Ele na Glória, ainda na esperança. 
2. O discípulo está unido a Cristo também na missão. Seremos suas testemunhas até os confins da terra. Para essa missão somos fortalecidos pelo Espírito. Não temos a ausência, mas uma presença permanente. Não o buscamos nos céus, como censuram os Anjos, mas olhamos para frente na terra. Lugar de nossa missão. 
3. Paulo, no hino de Efésios, arremata o conteúdo da festa dizendo que o Pai nos dará o Espírito Santo para o conhecimento dEle. Esse conhecimento não é só intelectual, mas vida a vida. Ele nos espera com uma preciosa herança. Dá-nos o conhecimento de seu poder em nós para a missão. Na festa da Ascensão continuamos alegres nossa missão, pois temos certeza de Sua presença 
Medo de altura 
Jesus não tinha medo de altura. Imaginem que Ele foi subindo, isso no dia da Ascensão, subindo, até sumir entre as nuvens. Quando foi, não disse nada, mas deu-nos uma surpresa muito boa: Levou-nos consigo. Onde passa a cabeça passa o corpo. E nós somos Seu corpo. Assim fomos com Ele. Já estamos no Céu. Basta acabar de chegar. Antes de ir deu-nos uma missão: “Ide por todo o mundo e anunciai o evangelho a toda a criatura”. Ele se mandou e deixou-nos o encargo de fazer tudo. Ele ficou ali, em seu cantinho. Nós é que vamos por todo o mundo. Temos a garantia: Ele acompanha nossa missão, confirmando com milagres. Vamos mudar esse mundo na grande festa do Reino. Paulo manda a gente abrir o coração para saber o quanto temos a nosso favor. Não precisamos ter medo das alturas de Deus. Está em nossas mãos. 
Homilia da Ascensão do Senhor
EM MAIO DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário