domingo, 8 de maio de 2022

EVANGELHO DO DIA 8 DE MAIO

Evangelho segundo São João 10,27-30. 
Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Basílio de Selêucia(468)bispo
Homilia 26 sobre o Bom Pastor; 
PG 85, 299-308 
«Eu sou o Bom Pastor»(Jo 10, 11) 
Abel, o primeiro pastor, conquistou a admiração do Senhor, que acolheu o seu sacrifício e preferiu o doador ao dom (cf Gn 4,4). A Escritura também louva Jacob, pastor dos rebanhos de Labão, fazendo notar o que sofreu pelas suas ovelhas: «Fui devorado pelo calor durante o dia e pelo frio durante a noite» (Gn 31,40); e Deus recompensou este homem pelo seu labor. Moisés foi pastor nas montanhas de Madiã, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a conhecer a felicidade [no palácio do faraó]; e Deus, apreciando esta escolha, deixou-Se ver por ele como recompensa (cf Ex 3,2). Após esta visão, Moisés não abandonou o seu ofício de pastor, antes dominou aos elementos com o seu báculo (cf Ex 14,16), conduzindo o povo de Israel para as pastagens. Também David foi pastor, mas o seu bastão foi trocado por um cetro real e recebeu a coroa. Não te espante que todos estes bons pastores estejam perto de Deus. O próprio Senhor não recusa ser chamado «pastor» (Sl 22,79): Deus conduz os homens às pastagens, depois de os ter criado. Olhemos agora para o nosso pastor, Cristo, contemplemos o seu amor pelos homens, a suavidade com que os conduz às pastagens: alegra-Se com as ovelhas que O rodeiam e vai à procura das que se perderam. Nem montes nem florestas são para Ele obstáculo: corre pelo vale da sombra (cf Sl 22,4) para ir ter com a ovelha perdida, vai aos infernos libertar os que ali se encontram; é assim que Ele procura o amor das suas ovelhas. Aquele que ama a Cristo sabe ouvir a sua voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário