terça-feira, 3 de maio de 2022

EVANGELHO DO DIA 3 DE MAIO

Evangelho segundo São João 14,6-14. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: "Mostra-nos o Pai"? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Bruno de Segni
(1045-1123) bispo 
Comentário sobre o Evangelho de João
 «Acreditai-Me: Eu estou no Pai 
e o Pai está em Mim» 
«Eu sou o caminho». Porquê? Porque «ninguém vai ao Pai senão por Mim». «Eu sou a verdade». Que significa isto? Que ninguém conhece o Pai senão através de Mim: «Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar» (Mt 11,27). [...] «Eu sou a vida», porque ninguém tem a vida senão por Mim. «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Jesus diz-nos: «Quereis vir ao Pai? Quereis conhecê-lo? Conhecei-Me primeiro a Mim, a quem vedes, e assim conhecereis também Aquele que ainda não conseguis ver. Já O vistes, mas em Espírito e pela fé. É Ele que fala em Mim, porque Eu não falo por Mim mesmo. Quando Me escutais, estais a vê-lo; pois, nas realidades espirituais, não há diferença entre ver e escutar: aquele que escuta, vê o que escuta. Deste modo, vedes o Pai quando O ouvis falar em Mim. E, desde agora, já O conheceis, porque Ele habita em vós e está em vós». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Filipe queria ver o Pai, não apenas em espírito, com os olhos da fé, mas com os olhos da carne. Também Moisés tinha dito: «Se é verdade que alcancei graça aos teus olhos, revela-me as tuas intenções e que eu Te conheça». E o Senhor respondeu-lhe: «Tu não poderás ver a minha face, pois o homem não pode contemplar-Me e continuar a viver» (Ex 33,13.20). Aqui, Jesus diz a Filipe: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai». Filipe falava da visão dos sentidos; Cristo chama-o à visão interior e convida-o a ver com os olhos da alma. «Há tanto tempo que estou convosco, há tanto tempo que vivo convosco, há tanto tempo que vos revelo a minha divindade e o poder das minhas palavras através de sinais e milagres, e tu não Me conheces? Filipe, quem Me vê, não com os olhos da carne, como pensas, mas com os olhos do coração, como Eu te digo, vê o Pai».

Nenhum comentário:

Postar um comentário