segunda-feira, 4 de abril de 2022

REFLETINDO A PALAVRA - Tu conhecerás o Senhor

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
54 ANOS CONSAGRADO
46 ANOS SACERDOTE
Ainda existe jejum cristão?
 
Os discípulos de João e dos fariseus estavam jejuando e os de Jesus não. Perguntam por que não jejuavam. Jesus responde: “Podem os convidados de um casamento jejuar enquanto o noivo está com eles”? Enquanto Jesus está com eles, não podem jejuar. “Quando o Esposo, Jesus, for tirado, então jejuarão” (Mc 2,19-20). É um texto difícil. O texto que segue ilumina esta passagem. “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo de pano novo repuxa o pano velho e o rasgão se torna maior”. O jejum dos fariseus e dos discípulos de João era outro, o do Antigo Testamento. Se for realizado em um novo modo de ser, isto é, no de Cristo, não vai ajudar. Fica pior misturar as duas mentalidades. “Vinho novo, odres novos”! O Reino que Jesus implanta é algo novo. Não pode conviver com o antigo. A mentalidade é outra. A nossa maneira de ser se esclarece na palavra ‘esposo’, nova presença. Por que se fazia jejum? Purificar-se? Jesus, tendo realizado a purificação, abre um novo caminho, um novo modo de compreender o jejum. Não se trata mais de passar fome, mas de deixar muitas coisas, mesmo boas, para entrar na dimensão esponsal de Cristo, o noivo. É uma terminologia nova para nós, à qual não estamos habituados. Por isso podemos perguntar: quando o noivo será tirado, uma vez que está sempre presente? Vivemos a união permanente com Cristo, na festa que nunca termina. Se o jejum é só tirar a comida, não funciona. Mas é se tirar o que impede essa união, aí sim, é um jejum que pode ser até de comida. O esposo é tirado quando rompemos a união com Deus. Aí o esposo é tirado e jejuamos pela falta de amor, por culpa nossa. 
Eu te desposarei para sempre 
O profeta Oséias, comparando o povo a uma esposa de Deus, esposo traído, anuncia a volta do primeiro amor, amor da juventude quando o povo era fiel, nos tempos do deserto. Jesus se chama de esposo – noivo – (Mc 2,19-20). Oséias escreve: “Eu te desposarei para sempre, conforme a justiça e as práticas da misericórdia”. O noivado-casamento de Deus com seu povo se realiza na santidade que é misericórdia, perdão da infidelidade. O salmo 102 reza: “O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso é compassivo. Não nos trata como exigem nossas culpas. O Senhor tem compaixão dos que o temem”. Deus não exige e não cobra. Ele se oferece: “Eu te desposarei para manter a fidelidade”. Deus é fiel a quem? A Si e a Seu amor, mesmo se formos infiéis. Não impõe, entrega-se como fez entregando o Filho para realizar a promessa de nos acolher. Desposar, casar-se, aqui não tem o sentido comum em que pensamos o matrimônio. Deus é o modelo do matrimônio. 
Carta escrita no coração 
Lendo o texto de Paulo aos Coríntios (2 Cor 3,1-6), em que nos escreve sobre sua ligação com esta comunidade, lemos que ele não necessita de uma carta de apresentação, pois ele a tem escrita no coração. Essa carta foi escrita por ele no coração de cada um ao anunciar Jesus. Foi escrita com o Espírito Santo. O Espírito é a tinta de amor que escreve em nossos corações a apresentação que fazemos de Jesus àqueles que amam. Cada um é um anúncio vivo dessa força que necessita de odres (vasilhas) novos para guardar o vinho novo do amor. O verdadeiro jejum é o amor que tudo rege e anima. O verdadeiro jejum é unir-se a Jesus Cristo, inscrevendo-o em nosso coração. 
Leituras: Oséias 2,16b.17b.21-22; 
Salmo 102; 
2ª Coríntios 3,1b-6;Marcos 2,18-22. 
Ficha: 1. Entramos numa questão difícil: Jesus não cobra de seus discípulos o jejum e diz que só existirá quando o Noivo, Ele, for tirado. Explica esses termos com a comparação do remendo novo em pano velho, vinho novo em odres velhos. A novidade do Reino, a mentalidade de Jesus não combina com a do Antigo Testamento. A presença de Jesus é uma permanente festa. Tirar o noivo significa sair de sua mentalidade. 
2. A mentalidade de Jesus segue o pensamento de Oséias que fala de Deus como Esposo fiel à esposa infiel. Seu amor é misericórdia e compaixão. Deus é fiel ao Seu amor e entrega-se por amor, como o fez em Seu Filho. 
3. O amor domina tudo. Paulo diz que o cristão tem uma apresentação: a carta escrita nos corações quando anunciou Jesus. A tinta é o Espírito Santo que desenha o amor. Vinho novo, odres, novos! Nova mentalidade para homens novos! 
Homilia do 8º Domingo Comum
EM FEVEREIRO DE 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário