segunda-feira, 4 de abril de 2022

EVANGELHO DO DIA 4 DE ABRIL

Evangelho segundo São João 8,12-20. 
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida». Disseram-Lhe então os fariseus: «Tu dás testemunho de Ti próprio: o teu testemunho não é verdadeiro». Jesus respondeu-lhes: «Embora Eu dê testemunho de Mim próprio, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou. Vós, porém, não sabeis de onde venho nem para onde vou. Vós julgais pelas aparências, mas Eu não julgo ninguém; e se julgar, o meu juízo é verdadeiro, porque não estou só: estou Eu e o Pai que Me enviou. Está escrito na vossa Lei que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu dou testemunho de Mim próprio e também o Pai, que Me enviou, dá testemunho de Mim». Perguntaram-lhe, então: «Onde está o teu Pai?» Jesus respondeu: «Não me conheceis a Mim, nem a meu Pai. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai». Jesus disse estas palavras quando ensinava no Templo, junto à sala do tesouro. E ninguém O prendeu, porque ainda não chegara a sua hora. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Talássio, o Africano, 
hegúmeno(abade) na Líbia 
Centúrias I-IV 
«Quem Me segue não andará nas trevas, 
mas terá a luz da vida» 
Com que esperança havemos de ir ao encontro de Cristo, nós, que estamos sujeitos aos prazeres da carne? Cristo é o Salvador da alma e do corpo. Quem segue os seus passos, é libertado do mal. Jesus Cristo é o nosso Senhor e o nosso Deus. A inteligência que O segue não permanecerá nas trevas (cf Jo 12, 46). A luz da alma é o conhecimento santo. O insensato, que está privado dele, caminha como que mergulhado nas trevas. Quem ama a Jesus, será libertado do mal. E quem O segue, alcançará o conhecimento verdadeiro. Quem venera a Deus, procura as suas razões. E aquele que se apaixonou pela verdade, encontra-as. O Senhor sustenta com a sua compaixão todos quantos caem, e endireita todos aqueles que se perderam (cf Sl 144,14,LXX). O estudo das palavras de Deus ensina o conhecimento de Deus àquele que procura em verdade, com desejo e piedade. Quem ouve a Cristo, fica esclarecido. E aquele que O imita, endireita os seus caminhos. Cristo, nosso senhor e nosso Deus, é Jesus, que nos deu a fé nele que nos conduz à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário