terça-feira, 11 de janeiro de 2022

S. PEDRO DE CESAREIA, MÁRTIR

Pedro preferiu ser queimado vivo, ao invés de negar a sua fé cristã. O jovem encontrava-se em Cesareia, na Palestina, no período da perseguição do imperador Maximino, que não teve pena da sua tenra idade. Apselamo ou Bálsamo, como era chamado, foi martirizado no século III. 
Pedro Apselamos (ou Abselamos, Balsamos, Absalão ou, menos usualmente, Pedro de Atroa) foi um mártir cristão nascido em Eleuterópolis. 
História 
Há duas tradições distintas para o seu martírio. Eusébio de Cesareia afirma, em sua "História dos Mártires da Palestina", que Pedro teria sido queimado vivo em Cesareia juntamente com o bispo marcionita Asclépio por se recusar a sacrificar aos deuses romanos. Já um relato na Acta Sanctorum (BHL 6702) informa que ele teria sido torturado e morte em Aulana, no Hebrom, e depois crucificado. Tillemont afirmou que se tratam de duas pessoas diferentes nestes relatos: Pedro Abselamus teria sido crucificado em Aulana e Pedro Absalon foi queimado em Cesareia. Segundo Saxer, reunindo os estudos atuais, Pedro, "na realidade, morreu em Cesareia da Palestina a 11 de janeiro de 309". De qualquer maneira, há duas festas para este santo mártir. O que foi morto em Aulana é comemorado em 3 de janeiro, enquanto que o de Cesareia, em 13 janeiro. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Apselamos
(Pedro Absalón, Pedro Bálsamo).
Pedra firme. Pedra.
Martirológio Romano: Em Cesaréia da Palestina, São Pedro, chamado "Apselamo" ou "Bálsamo", um mártir, que no tempo do imperador Maximino, convidado, tanto pelo presidente da corte como pelos demais assistentes do julgamento , para reconsiderar sua juventude, Sem ceder a tais persuasões, ele demonstrou sua fé em Cristo e morreu com um espírito poderoso no fogo, como ouro puro.
Mártir em Cesaréia da Palestina, durante a perseguição de Diocleciano. Os Atos narram assim seu martírio: "O asceta Pedro, de outro nome Apselamo, natural de Aneas, aldeia do distrito de Eleutherópolis, deu provas, com pensamento generoso, de sua fé em Cristo de Deus. Tanto o juiz como o que o cercava, que tinha piedade de si mesmo e levava em conta sua juventude, a flor e o vigor de sua idade, mas desprezando-os, preferia tudo e à própria vida a esperança no Deus do Universo".
Eusébio narra o interrogatório: O prefeito Severo lhe perguntou: "-Qual é o seu nome? - O nome do meu pai é Bálsamo; por causa do Batismo que recebi, meu nome é Pedro. -De que povo ou família você é? - Eu sou um cristão - Que profissão você tem? - Eu poderia ter uma mais honrosa do que praticar o cristianismo; o que eu poderia fazer melhor? "... o interrogatório se torna mais longo, onde nosso santo defende sua fé ... mas não incluímos aqui, pois é totalmente apócrifo, exceto o que incluímos.
Pedro foi torturado, mas sua fé permaneceu ilesa e ele foi crucificado, segundo alguns hagiógrafos, ou queimado, segundo outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário