sexta-feira, 20 de novembro de 2020

REFLETINDO A PALAVRA - “Jesus abriu o Livro”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Abrir um livro e começar a lê-lo,
é um gesto comum e sem necessidade de comentários. Mas, em se tratando da Palavra de Deus, tem um significado muito grande. Foi o que ocorreu com Jesus em Nazaré, conforme o evangelho de Lucas 4,16-22. “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano da graça do Senhor’. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se”.
Naquele gesto de abrir o livro, Jesus, define sua missão como vinda da Palavra de Deus, isto é, da vontade de Deus, do próprio Deus. Abrir o livro significa pôr-se sob a ação do Espírito de Deus para uma missão. Jesus, abrindo o livro inaugura sua missão. 
Depois de ler o texto proposto, fecha o livro e diz: “hoje se realizou para vós esta Escritura que acabais de ouvir” (21). O gesto de abrir o livro coloca-nos diante do hoje de Deus. Para Deus tudo é hoje. Ele é sempre a oportunidade, o tempo propício, o momento justo. 
Da abertura do livro decorrem três efeitos: pôr-nos sob a ação do Espírito de Deus que escreveu aquelas palavras, abrir-nos a uma missão e colocar-nos diante da Palavra como dita a nós naquele momento. Como Jesus, abrindo o livro nos colocamos diante de Deus que tem um projeto de redenção a ser realizado por quem está sob a ação do Espírito. Abrir o livro é comprometer-se com o que ele diz. Abrir o livro é estar no hoje de Deus, o momento presente. São Paulo e a carta aos Hebreus capítulos 3 e 4 falam deste hoje de Deus. Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e sempre (Hb 13,8). Sempre o mesmo e sempre novo. Ele é sempre novo e seus caminhos são sempre novos. A novidade da Palavra de Deus, que não é um livro de histórias do passado, mas sim, é viva e eficaz (Hb 4,12). Sendo palavra viva está unida ao Deus que a pronunciou através dos seus mensageiros. O que faz também viva esta palavra é o fato de ser humana. Quando lemos a palavra na comunidade, ela volta ao lugar onde ela foi escrita, a comunidade. Torna-se assim viva. “Homens impelidos pelo Espírito falaram da parte de Deus” (2 Ped 1,21). Torna-se viva também porque Deus, ao entrar em diálogo conosco, fá-lo através de sua Palavra: “Hoje se ouvirdes minha voz” (Sl 94,7). Na liturgia temos o ensinamento que é Cristo quem fala quando se lêem as Escrituras. 
Ao abrir o livro santo, estamos continuando o gesto de Jesus que inicia seu ministérios. Com Ele nos tornamos ouvintes da Palavra e ao mesmo tempo executores da vontade de Deus, como nos diz Tiago (Tg 1,22).
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM SETEMBRO DE 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário