quarta-feira, 18 de março de 2020

EVANGELHO DO DIA 18 DE MARÇO

Evangelho segundo São Mateus 5,17-19. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a Terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Beato Columba Marmion 
(1858-1923) abade 
Os instrumentos das boas obras 
«Eis-Me aqui, para fazer 
a vossa vontade»(Heb 10,5)
A fidelidade é a mais rica e a mais delicada flor do amor neste mundo. No Céu, o amor expandir-se-á em ações de graças, em complacência, em fruição, na posse plena e completa do objeto amado; neste mundo, traduz-se numa fidelidade generosa e constante a Deus, a despeito das trevas da fé, a despeito das provas, das dificuldades, das contradições. A exemplo do nosso modelo divino, devemos dar-nos sem reservas, como Ele próprio Se deu sem reservas ao Pai ao entrar neste mundo: «Eis-Me aqui, para fazer a vossa vontade» (Heb 10,5). [...] Devemos dizer a Jesus: Quero ser todo teu; desejo viver da tua vida, pela fé e pelo amor; quero que os teus desejos sejam os meus desejos e, tal como Tu, por amor a teu Pai, quero fazer tudo o que possa ser-Te agradável; «pus a tua Lei no meio do meu coração» (Sl 40,9, Vulgata). É-Te agradável que eu guarde fielmente as prescrições da lei cristã que estabeleceste [...], como prova da delicadeza do meu amor por Ti; desejo dizer como Tu: nem a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal serão retirados por mim da tua lei; dá-me a tua graça, para que eu não deixe de fazer a mais pequena coisa que possa agradar-Te, a fim de que, segundo a tua palavra, sendo fiel nas coisas pequenas, o seja também nas grandes (cf Lc 16,10); faz sobretudo que todas as minhas ações sejam por amor, a Ti e a teu Pai (cf Jo 14,31). O meu único desejo é poder dizer, como Tu: faço sempre o que agrada a meu Pai (cf Jo 8,29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário