quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

EVANGELHO DO DIA 11 DE DEZEMBRO

Evangelho segundo São Mateus 11,28-30. 
Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Hesíquio do Sinai dito de Batos, 
por vezes assimilado a Hesíquio, 
sacerdote de Jerusalém(séc.V),monge 
Capítulos sobre a sobriedade e a vigilância, 
n.os 83, 84, 92, 176, 190 
«Vinde a Mim, [...] que sou manso e humilde de coração». 
O que é próprio da estrela é a luz de que se rodeia. O que é próprio do homem que venera e teme a Deus é a simplicidade e a humildade. Porque o sinal que dá a conhecer e a ver os discípulos de Cristo é um sentimento humilde e um exterior simples, como proclamam sem cessar os quatro Evangelhos. Quem não vive assim - humildemente - não imita Aquele que Se humilhou a Si mesmo até à cruz e à morte (cf Fil 2,8), Aquele que deu a lei dos divinos Evangelhos e a pôs em prática. Está dito: «Vós, que tendes sede, vinde às fontes» (Is 55,1). Vós, que tendes sede de Deus, vinde à pureza da reflexão. Mas aquele que, pela fé, olha para o alto deve olhar também para a terra da sua própria simplicidade. Pois ninguém se eleva mais do que o humilde. Assim como tudo é obscuro e tenebroso quando falta a luz, assim também, quando falta a humildade, tudo aquilo que nos esforçamos por fazer para nos conformarmos com Deus é vão e um fracasso. [...] A que foi alma cumulada de benefícios e doçura por Jesus responde ao seu Benfeitor por ação da graça, na exultação e no amor. Ela agradece e recorre com alegria Àquele que a pacifica; pela inteligência, vê que dentro de si se dissipam as imaginações dos espírito maus. [...] Agarremo-nos, pois, à oração e à humildade, a estas duas coisas que, juntamente com a sobriedade e a vigilância, nos armam contra os demónios como um gládio de fogo. Pois se vivermos assim, poderemos fazer de cada dia e de cada hora, no mistério e na alegria, uma festa do coração. [...] Pois o Senhor disse: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas».

Nenhum comentário:

Postar um comentário