quarta-feira, 5 de junho de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - “Unidos aos Anjos e Santos”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
51 ANOS CONSAGRADO
43 ANOS SACERDOTE
Evangelho que transforma 
Desde o início da Igreja encontramos a veneração dos santos. A Deus se adora, aos santos se venera. Católico não adora santo. Certamente que há pessoas que negam, outros exageram. Mas há um caminho claro para dizer quem é santo: É santo aquele que viveu no amor e na justiça mesmo não sendo cristão. Santo canonizado é aquele que foi reconhecido oficialmente e que, por sua intercessão (oração) Deus realizou um milagre. O santo viveu de modo heroico o evangelho. Temos os mártires, as virgens e os confessores. Estes são os que não morreram por Cristo, mas viveram por ele. O Céu tem os 144 mil assinalados e uma multidão que ninguém pode contar vinda de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro (Ap 7,9). São justamente esses que celebramos. São nossos parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos, desde todos os tempos, mesmo que o universo tenha bilhões de anos. A salvação é para todos, desde o primeiro homem. Mesmo Jesus tendo vindo somente agora, há dois mil anos. Isso nós professamos em nossa fé: “E desceu à mansão dos mortos”. O caminho da santidade é o evangelho de Jesus, de modo particular em “seu mandamento”, o amor ao próximo. Este mandamento se explicita nas bem-aventuranças que nos põem em relacionamento com Deus e com o próximo. Há muita gente que se esfola por coisas tão inúteis. Pelo amor ao próximo não se vê ninguém se esfolar. Os santos foram os que fizeram assim. São pobres de espírito, isto é, humildes, mansos aflitos pelo bem, famintos e sedentos de justiça, puros de coração, misericordiosos, promotores da paz e perseguidos pela justiça por crerem em Jesus. 
Intercessores 
Por que podemos pedir a intercessão dos santos? Paulo nos ensina que Cristo é o único mediador. A salvação só acontece através do HOMEM CRISTO JESUS (1Tm 2,5). Jesus, em sua qualidade humana é o único mediador e o único intercessor. Mas a Palavra ensina através do mesmo Paulo aos Coríntios 12,27: “Vós sois o corpo de Cristo e sois os seus membros, cada um por sua parte”. O que Cristo é, nós o somos com Ele, pois até nossos pecados Ele assumiu. Pedro explica: “Sobre a cruz, levou os nossos pecados em seu próprio corpo... (1Pd 2,24). Tudo o que Cristo faz em sua relação com o Pai, nós o fazemos com Ele, pois somos parte de seu corpo e participamos de sua ações. Por isso quando é mediador e intercessor, nós o somos com Ele. Assim são os que estão na Glória, os do Purgatório e os que caminham nessa terra. Se podemos pedir aos vivos que rezem por nós... mais ainda aos que estão no Pai. Jesus disse que fareis milagres maiores que eu fiz (Jo 14,12). E também: “O que pedirdes ao Pai em meu nome, (isto é, unidos a Mim), Eu o farei”. Somos o Corpo de Cristo. É bom ler a Escritura no seu todo, não em frases soltas.
Modelos de santidade 
O Concílio Vaticano II ensina no capítulo quinto que todos são chamados à santidade. Jesus é o modelo da santidade que se realiza em nós pelo Espírito Santo e pela nossa correspondência à graça dos sacramentos. Os santos são modelos, não tanto no modo como viveram, mas como responderam à graça de Deus. Cada um fez um caminho. Cada um faça o seu caminho de santidade. Agora a santidade exige a participação na vida da comunidade, no testemunho de vida, na evangelização e na solidariedade para com os necessitados. A caridade é fundamental porque o primeiro mandamento é amor a Deus e o segundo, amor ao próximo. Os dois são um só mandamento. Só com a fé não se salva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário