sábado, 5 de maio de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Brilhe a vossa luz”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVIERA
REDENTORISTA-50 ANOS CONSAGRADO
Missão de testemunhar
            Jesus subiu ao monte e, como mestre, apontou os fundamentos de Sua doutrina. Mais que doutrina mostrou como Ele próprio vive. É Seu retrato falado. Assim deverão viver os filhos o Reino. Este é o sentido profundo para o cumprimento da nova lei, o modo de relacionar-se com o próximo e a exigência de uma opção do coração para entrar o Reino (Bíblia de Jerusalém – nota). Após falar das bem-aventuranças, diz que vivendo esta nova lei, torna-se um sinal do Reino que não pode ser escondido nem ser sem sabor. Jesus diz na Ceia: “Eu vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes frutos” (Jo 15,16). Isso é ser sal e luz. Não é possível esconder a luz de Cristo que está naquele que crê, e ocultar o sabor de sua vida. A cidade construída sobre o monte estará sempre visível. É mais fácil ocultar o mal que fazemos que o bem que praticamos. A luz que refletimos é a de Deus. O sabor é Dele também: “Provai e vede como o Senhor é bom” (Sl 33,9). O que vai dar a energia para a luz, a visibilidade para a cidade e o sabor para o sal é a vida de acordo com a vontade de Deus: “Reparte o pão como faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos, quando encontrares um nu, cobre-o”; Estas são atitudes para com os sofredores. Há também a orientação da própria vida apresentada pelo profeta: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixaram os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares socorro ao necessitado” (Is 58,7.9-10). A vida cristã não é sós um ato de fé, mas “uma fé que se torna operosa na caridade” (Gl 5,6). Perde-se o rumo se ficarmos só no espiritualismo e devocionismo sem compromisso com a caridade! Uma religião alienada muito cômoda não mexe com as estruturas do pecado pessoal e estrutural.
Homeopatia espiritual
            Se ocorrer em nossa vida as atitudes de atenção aos necessitados, haverá um grande resultado: “Brilhará tua luz como a aurora e tua saúde a de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá”...nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio dia” (8.10). Ser sal e luz é resultado de uma atitude pessoal.  Fazer o bem nos faz bem. O bem feito aos outros volta a nós com grande força de renovação. Não buscamos a recompensa, mas acolhemos o fruto de nossa opção espiritual. Vemos as pessoas em busca de curas espirituais através de bênçãos e outras coisas mais, quando a cura está na caridade. Isso não nos deixará livres de problemas e sofrimentos, mesmo espirituais com dificuldades e até pecados. Mas o amor para com os necessitados nos dará a saúde espiritual. No salmo encontramos a indicação: “Feliz o homem caridoso e prestativo... seu coração está tranquilo e nada teme. Ele reparte com os pobres os seus bens; permanece para sempre o bem que fez” (Sl 111).
Método de pregação
            Paulo ensina que o testemunho não está na sabedoria das palavras, mas na coerência de vida com a Palavra de Deus. Seremos testemunhas se o espírito das bem-aventuras penetrar nossas atitudes. Paulo se faz modelo para os evangelizadores: “Quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana” (1Cor 2,1). Jesus tinha essa linguagem. O povo O entendia. Papa Francisco diz a mesma coisa dos outros, mas numa linguagem nascida da experiência do povo e da sabedoria de Deus. Falar simples é um passo além da ciência. O assunto que Paulo prega é Jesus Crucificado e o poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário