quarta-feira, 2 de maio de 2018

EVANGELHO DO DIA 2 DE MAIO

Evangelho segundo S. João 15,1-8.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
São Luis-Maria Grignion de Monfort (1673-1716), 
pregador, fundador de comunidades religiosas 
«Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem», § 61
Jesus, nosso tudo
[Jesus] é o único mestre que há de ensinar-nos, o único Senhor de quem havemos de depender, o único chefe a quem havemos de estar unidos, o único modelo com quem havemos de nos conformar, o único médico que há de curar-nos, o único pastor que há de alimentar-nos, o único caminho que há de conduzir-nos, a única verdade em que havemos de crer, a única vida que há de vivificar-nos, o nosso único tudo em todas as coisas, que há de bastar-nos. Não nos foi dado outro nome debaixo do céu para além do nome de Jesus, pelo qual devamos ser salvos. Deus não nos deu outro fundamento para a nossa salvação, para a nossa perfeição e a nossa glória, que não seja Jesus Cristo; todo o edifício que não assente sobre esta rocha firme assenta sobre areias movediças, e acabará inevitavelmente por cair, mais cedo ou mais tarde. Qualquer fiel que não esteja unido a Ele, como a cepa à videira, cairá, secará e apenas servirá para ser lançado ao fogo. Se estivermos em Jesus Cristo e Jesus Cristo estiver em nós, não temos de temer a condenação: nem os anjos dos Céus, nem os homens da Terra, nem os demónios dos infernos, nem qualquer outra criatura pode fazer-nos mal, porque ninguém pode separar-nos da caridade de Deus, que está em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário