sábado, 3 de fevereiro de 2018

REFLETINDO A PALAVRA - “Cristo vivo em seus jovens!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA-50 ANOS CONSAGRADO
1291. Jovens na Igreja
Nesse mês de julho estamos com os olhos voltados para o grande encontro dos jovens no Rio de Janeiro. A alegria de ter a presença do Papa Francisco traz a esse encontro um toque todo especial. A juventude passa depressa. Cada idade tem sua contribuição. Ser adulto antes da hora, ser jovem depois de passada a idade, não ajuda em nada. O importante é ser o que sou na minha idade. Ouvimos que os jovens deixaram a Igreja. Por outro lado, vemos tantos jovens nas celebrações. Uma comunidade será boa se der espaço ao jovem. Se fizermos uma Igreja só para os idosos, ficaremos sozinhos, pois passamos. Nem só para jovens. Acolher o jovem como jovem, o adulto como adulto, criança como criança. O modelo é a família que combina as três ou quatro gerações. As diferenças fazem a riqueza da comunidade. A opção pelos jovens não é um folclore pastoral. Uma idade dá à outra seu dom e sua sabedoria. Entre ss apóstolos de Jesus há João que é testemunha de todos os fatos. Sempre presente ao lado de Jesus nos momentos fundamentais como os milagres, a transfiguração, a agonia no Horto das Oliveiras, nos sofrimentos da Paixão e Morte e depois da Ressurreição. Estavam sempre juntos Pedro, Tiago e João como testemunhas qualificadas. Lembramos que os jovens se aproximavam de Jesus com naturalidade, como o jovem rico. O Antigo Testamento traz um fato interessante: Quando foi feito o altar para o sacrifício da aliança no Sinais, foram jovens que imolaram os sacrifícios (Ex 24.05). Não havia ainda o sacerdócio instituído que começa com Aarão. Lembremos os jovens que assumem grandes missões no Antigo Testamento: Josué, Samuel, Davi, Jeremias... isso sem falar de Maria e José.
1292. Jovens optando por Cristo.
            Uma coisa é certa: Se não for feita a opção por Cristo na juventude, dificilmente se fará como adulto. Podemos ver o exemplo S. Francisco, S. Bernardo, B. Anchieta. Lembremo-nos que Maria e José eram jovens. As vocações sempre surgem na adolescência e se definem na juventude. Se às vezes arrastamos uma vida espiritual sem definição é porque não houve uma definição por Cristo que tenha encantado nossa vida. Por isso, todo o empenho para que os jovens participem da Igreja, não é pela idade, mas por seu vigor evangélico que vai renovar a Igreja. Não são os anos que a renovam, mas a disposição por Cristo. Os apóstolos, quando iniciaram seu caminho com Jesus, não eram aqueles senhores barbudos. João era jovem de pouca idade, encantado com Jesus, sempre junto Dele. Sua carta mostra a experiência que fez: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam da Palavra da Vida... (1Jo 1,1-3). Foi um contato pessoal. João teve vida longa, mas sempre manteve esse encanto por Jesus.
1293 Jesus sempre é o modelo
            Jesus, aos 12 anos (idade de sua maioridade no povo de Israel), assumiu com prazer estar na casa do Pai (Lc 2,41ss). “Como jovem Ele crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (52). Em sua caminhada entre o povo estava sempre rodeado de jovens: Lembramos o moço rico, o jovem da viúva de Naim... São João, em sua carta, rasga um elogio aos jovens: “Eu vos escrevo jovens, porque vencestes o Maligno... Eu vos escrevi jovens porque sois fortes, porque a Palavra de Deus permanece em vós” (1Jo 1,13-14). Temos uma missão: abrir aos jovens o Evangelho vivo e mostrar um Jesus vivo que foi jovem como eles. O jovem que acolheu Jesus em sua vida faz a diferença. Não deixe para acolher Jesus na idade madura, pois já estará acomodado.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário