sexta-feira, 10 de novembro de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Resposta à Palavra”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1190. Um Deus que se compromete
            Como a Palavra de Deus é a comunicação de Sua Pessoa, mais que um código de verdades, a resposta da pessoa a Deus é um encontro de pessoas que se comunicam. Há variedade de modalidades de Deus falar e dar-se a conhecer e a dialogar. A História da Salvação está repleta destes encontros com Deus que se dão no íntimo do coração. Lembremos o fato de Caim diante se Deus que o recrimina por sua má intenção e depois pelo assassinato de seu irmão Abel (Gn 4,6-16). É o que chamamos de voz da consciência. No mais íntimo de nós, ouvimos o Deus que fala. Podemos abafar a voz de Deus na consciência, mas não desconhecê-la. Tanto as palavras de admoestação como de aprovação soam claramente dentro de nós. Ouvir e acatar a Palavra é realizar a aliança com Ele as alianças que Deus fez com homens e mulheres na História da Salvação. Deus inicia o diálogo e Se oferece para realizar a aliança. Ele se põe como dom de seu amor e Se oferece como parceiro. Compromete-Se com totalidade e não “Se desanima” de nós quando somos maus parceiros. Todos podem escutar. “Todo o homem aparece como o destinatário da Palavra, interpelado e chamado a entrar, por uma resposta livre, em tal diálogo de amor. Assim Deus torna cada um de nós capaz de escutar e responder à Palavra Divina.” (VD 22). Responder é acolher o Deus que quer entrar em comunhão de diálogo.
1191. A vida como resposta
            A Palavra ouvida passa à Palavra vivida. O homem é criado na Palavra e vive nela; Não poderá compreender a si mesmo, se não se abre a este diálogo com a Palavra, que é o diálogo com Deus. A árvore dá frutos quando unida a sua raiz. Assim a pessoa, criada na Palavra produz os frutos da Palavra. Ela revela a natureza filial e relacional da nossa vida. Por graça, somos verdadeiramente chamados a configurar-nos com Cristo, o Filho do Pai, e a sermos configurados e transformados n’Ele. Temos seu jeito de ser, quando nossas atitudes correspondem às suas atitudes, à sua mentalidade e a seus sentimentos. Paulo nos convida a termos os mesmos sentimentos de Cristo (Fl 2,5). Basta viver como Ele viveu. Esta é a resposta que damos ao diálogo com Deus. Quando falamos de santos, dizemos das pessoas que foram humanas como nós e viveram esse modo de vida. Sua especialidade era ser humano e responder aos estímulos da Palavra, como todos podem fazer. Deus nos ama porque vê Seu Filho Amado em cada um de nós. O que muitos temem na religião cristã é a coerência da vida com a Palavra de Deus. Por isso pensam que é preciso acabar com essa religião que cobra a consciência. A questão não é com a Igreja, mas com a consciência.
1192.Comunicar a Palavra
A Palavra de Deus é um tesouro escondido. Quando o descobrimos damos tudo por ele. Não o escondemos, mas o distribuímos a todos. Quando Jesus manda vender os bens e distribuir aos pobres, não diz só de bens materiais mas, distribuir os bens espirituais pelo anúncio da Palavra. Quanto mais conhecemos a Palavra, mais a comunicamos. Não comunicar é um atestado muito ruim de que não a conhecemos ainda. Quem não conhece a Deus, como vai falar Dele? Pior ainda inventar deuses. Anunciar a Palavra não é ficar citando frases da Bíblia, mas seguir a Palavra na orientação da vida e na transformação da sociedade. A transformação é colocar o projeto de Deus no amor e no respeito a todos para que todos tenham Vida e relacionamento com Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário