segunda-feira, 5 de junho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Mundo novo com roupa nova”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1891. A dimensão celeste da carne
            As riquezas do Mistério de Cristo estão acima de todos os males. Deus não nos esquece e sempre está a mostrar o que nos preparou, como diz S. Paulo: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Cor 2,9). Jesus “vai preparar-nos um lugar” (Jo 14,2). Há uma dimensão que completa a realidade humana e a transforma em vida plena. A vida presente na carne não tem se preocupado nem se incomodado com a vida que continua após a morte, como se não houvesse outra dimensão. Pior ainda, essa condição plena da pessoa não influi no momento presente. É a grande tentação do mundo e a grande queda da humanidade, distanciar-se de Deus. Certamente que há razões para isso, pela falta de catequese, o péssimo testemunho que damos e o anúncio frágil da verdade, muitas vezes eivado de filosofias anti-cristãs. Mas continuamos crendo que um mundo melhor é possível. Por isso fazemos essa reflexão, justamente no tempo da Ascensão, mostrando que temos uma ligação muito íntima com a vida futura. Cristo, ao subir ao Pai, levou nossa humanidade. Ele continua humano, mas transformado pela Ressurreição que é também nosso futuro. Se a humanidade frágil assumiu a Divindade, esta a levou consigo para a Glória eterna, sem tirar nada de humano de nossa realidade. Perder essa dimensão é empobrecer o ser humano. Jesus é o modelo também para o mundo: Ser Humano e Divino.
1892. Procurai as coisas do alto (Cl 3,1)
            Por que não conseguimos equilibrar o mundo? Porque estamos desequilibrados. Quando não somos capazes de ver a dimensão definitiva do ser humano. Posso dizer que sou ateu: Não creio em nada. Não somos só matéria. Assim que Deus se encarnou em nossa humanidade e demonstrou através de seu Filho feito Homem, através de milagres e de palavras, completando com a Ressurreição, temos um destino claro: continuar a vida em sua dimensão definitiva. Se Jesus passou da morte para vida, temos a certeza que a morte não é o fim. Podemos não crer, mas isso não elimina que a realidade seja essa. A condição humana em tudo o que se refere ao humano, terrestre, está unida ao Cristo que ressuscitou e está glorificado. A meta do mundo é essa. Ela passa pelo ser humano e por tudo que há no universo, dando-lhe vida e ressurreição. Tudo que existe toma novo sentido e multiplica sua existência para o bem. Crer é transformar o mundo. Não basta dizer tenho fé, é preciso dizer que amo. Amo o ser humano, a planta, a pedra, a estrela, o ar. Os povos primitivos tinham por deuses elementos da natureza. Era um meio de mostrar o respeito e a dignidade do ser humano e de todas as coisas do universo. Quem se eleva, eleva o mundo (Elisabet Leseur).
1893. A conquista do mundo
            Na Páscoa que é para o Universo, recebemos como resposta a solidificação para o bem de todas as realidades. É o paraíso terrestre para o qual devemos voltar. O salmo do bom pastor (22) diz que o bom pastor nos leva para as boas pastagens e águas abundantes. São símbolos de um futuro bonito que deve acontecer agora pela mão do homem. Vemos a situação triste de tantos lugares. Os males da guerra... da corrupção, da maldade, da violência etc... serão uma lembrança distante. É sonho? É projeto que tem que se realizar para salvarmos o mundo e o ser humano. Há tentativas de todos os lados para o bem do mundo e do ser humano. Não podemos deixar de dizer que foi essa a missão de Jesus e é esse o plano do Pai de reunir todas as coisas em Cristo (Ef 1,10). Não melhoraremos o mundo se não partirmos de sua completa realidade: Humana e Divina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário