sábado, 17 de junho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Imaculada Conceição de Maria”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1038. A Amada do Universo
         Quem não gosta desta jovem tão bela? Quem é ela? Respondemos cantando: “É Maria, a Mãe de Jesus!”. Celebramos a festa da Imaculada Conceição de Maria. Dizer que Maria é Imaculada, significa que ela, desde o primeiro instante de sua existência - no momento de sua concepção – foi isenta do pecado original que criou a onda do mal na humanidade que é aumentada pelos pecados pessoais. Este dogma da fé tem fundamento na Escritura e é confirmado pela ininterrupta Tradição. Pela palavra do Evangelho podemos compreender que ela é a Cheia da Graça, a bendita entre todas as mulheres. Como pode acontecer a redenção, antes de ter acontecido a morte e ressurreição do Redentor? A Igreja católica ensina como rezamos na oração da Missa: “Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho, pela imaculada conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo...” A Igreja ensina que a redenção de Jesus é para todos os tempos, isto é, mesmo para os que morreram antes. Deste modo Maria foi redimida pela redenção que Jesus nos mereceu. Lemos, na festa da Imaculada Conceição, o Evangelho da Anunciação de Jesus em Lucas 1,26-38. Nele temos a proclamação de Jesus como Filho do Deus Altíssimo, herdeiro da família de Davi. Será Senhor do trono para sempre. Cumpre assim as promessas de Deus e abre a perspectiva da vitória sobre o mal, pois nasce de uma Virgem. O que era impossível para a natureza humana, já acontecia com o poder de Deus sobre Isabel que não poderia mais conceber. Ensina que Ele não nasce na condição do pecado original. Essa corrente se rompe em Maria que é Imaculada e Virgem, por obra do Espírito Santo.  Maria gera permanecendo virgem. Deus pode fazer, pois Isabel era estéril e deu à luz.
1039. Uma força para fé
            A doutrina católica sobre Maria ensina que ela foi concebida sem o pecado original. O que nos interessa não é só que ela foi redimida, mas que todos podemos ser redimidos. Adão pecou, Jesus salvou. Ela é cheia de toda a graça porque a Graça, que é Jesus, nasceu dela. De uma planta má e venenosa, não sai fruto bom. Jesus tinha que vir de uma árvore boa. São Gregório de Nissa explica pela cena de Moisés que vê o arbusto em chamas sem se consumir. Maria gera a Luz sem se consumir. A Virgindade de Maria está unida a sua Conceição Imaculada, pois João diz: “Não nasceu do sangue, nem da carne, nem da vontade do homem, mas da vontade de Deus” (Jo 1,12). Nós temos a fragilidade da carne, mas, podemos ser queimados por Deus e, assim purificados, conquistar a vitória sobre o mal com a redenção que o Filho de Deus realizou em Maria.
1040. Um projeto de vida
Por vê-la imaculada, temos a garantia que nós vamos ser purificados de todo o pecado, como já aconteceu com ela. Por isso, todo mundo quer estar unido a ela. Mesmo os que a desconhecem ou não a aceitam, são beneficiários de sua Imaculada Conceição da qual participam por sua vontade de buscar a Deus e superar o mal. Sua concepção imaculada torna-se um projeto de vida, pois “Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e imaculados diante dele no amor “(Ef. 1,4). Ela, em Jesus, reza pelo povo de Deus para que se purifique na fé. Maria não diminui a mediação que Jesus tem em nosso favor. Ela é a mediação suplicante. Intercede a Deus pelos seus irmãos para que também eles possam chegar, um dia purificados, à glória do Filho.
https://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário