domingo, 2 de abril de 2017

Homilia do 5º Domingo da Quaresma (02.04.17)

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
“Não morrerá para sempre” 
Jesus é Vida
                O salmo “de profundos abismos clamo a Vós, Senhor, escutai minha voz” (Sl 129), revela a consciência da presença do sofrimento, do mal e da morte. Nossa vida, às vezes, nos leva às portas da morte. O salmo reafirma a esperança: “No Senhor ponho minha esperança, espero em sua palavra”. O cristão não tem a morte como opção nem os instrumentos de morte. Optou pela Vida. Jesus é Vida. A narrativa da ressurreição de Lázaro proclama o núcleo da vida e missão de Jesus: Ser Vida e dá-la a todos. Ele dissera: “Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Jesus esperou que Lázaro morresse. Ele poderia não tê-lo deixado morrer, mas quis mostrar que é Senhor da Vida. Essa vida é dada a quem tem fé. Marta crê na ressurreição após a morte. Mas Jesus dá a vida agora: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. Todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisso?”(Jo 11,25-26). Marta responde: “Creio firmemente que Tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (27). Esse milagre de Jesus é o prenúncio de sua Ressurreição. É fundamental para a fé cristã crer que Jesus ressuscitou dos mortos. Jesus é a Água Viva, é a Luz, é a Vida. Tudo isso nos dá o Batismo. A ressurreição de Lázaro é a maior garantia que Jesus é o Senhor da vida e pode dar a vida. Não se trata somente da vida humana, mas também da vida divina em nós. É a explicação do que acontece conosco no Batismo. Por isso sabemos que somos novas criaturas, pois nascemos de novo para a Vida Eterna. A vida eterna não é uma distante ventura, mas se inicia com o Batismo e a alimentamos com os sacramentos que recebemos, de modo particular, a Eucaristia.
O Espírito dará a Vida
            Rezamos: “Compadecendo-se da humanidade que jaz na morte do pecado, por seus sagrados mistérios Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova”. É o resultado da Ressurreição de Jesus: dá vida aos que estão mortos pelo pecado e é garantia de Vida Eterna aos que creram e foram batizados. O Espírito Santo garante esta vida: “Se Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça” (Rm 8,10). O Espírito vivificará nossos corpos. A Vida Eterna é a presença de Deus em nós. A vida cristã é um dom que recebemos ao qual correspondemos com nossas atitudes. Por isso dizemos Espírito Santo Santificador. A santificação é ação de Deus e promoção do amor que transforma o dom em ação. Paulo diz que “a fé opera pelo amor” (Gl 5,6). Temos que evitar a concepção que o Espírito Santo é somente um mero distribuir de dons a nosso serviço.
Caminhar com o mesmo amor
               A oração da missa apresenta o modo de seguir Cristo. Como Ele nos convidou a tomar a cruz e segui-lo, convida-nos também a ter sua mentalidade: viver no amor dar a vida por amor. O seguimento de Cristo é sustentado pela prática dos sacramentos, como rezamos: “Compadecendo-se da humanidade, que jaz na morte o pecado, por seus sagrados mistérios (sacramentos), Ele nos eleva ao Reino da Vida Nova” (Prefácio). A fé em Jesus ressuscita de toda a morte do pecado, dá-nos a Vida de Jesus que é a Vida Eterna. Todo o processo de vida que o mundo tanto procura nasce desta Vida Nova. Normalmente fazemos uma separação da vida espiritual e a vida humana. Essa dicotomia é prejudicial e destrói a integridade da pessoa.
Leituras: Ezequiel 37,12-14; Salmo 129/; Romanos 8,8-11;João 11,1-45 
1.      O milagre da ressurreição de Lázaro é o prenúncio da Ressurreição de Jesus e a garantia da nossa ressurreição. 
2.     A vida cristã é um dom que recebemos e ao qual correspondemos com nossas atitudes. 
3.     Seguir Cristo é também seguir sua mentalidade que nasce da vida nova. 
            A vida por um fio 
            Jesus vai ao túmulo de Lázaro que já estava enterrado. Ela crê, mas não chega a crer tanto, pois, quando Jesus pede para abrir o túmulo. Ela diz: “Já cheira mal, pois há quatro dias está morto” (Jo 11,39). Jesus gritou forte: “Lázaro, vem para fora”. Ele saiu de mãos e pés atados. Depois Jesus mandou que o desatassem para que pudesse andar. Vem-me à mente que pela força da palavra de Jesus ele recupera a vida, ressuscita e sai do túmulo. Mas para andar teve que ser desamarrado. Para viver na fé é necessário caminhar. Há a ressurreição do corpo e da fé.
            Marta professa sua fé não que Jesus pode ressuscitar os mortos, mas que Jesus é o Messias, Filho de Deus (Jo 11,27).  Viver segundo o Espírito é estar cheio de vida. Se o Espírito do Pai que ressuscitou Jesus dentro os mortos está em nós, aquele que ressuscitou Jesus dos mortos vivificará nossos corpos mortais por meio do Espírito que mora em nós.

            Tendo diante de nós esse quadro da ressurreição de Lázaro, fazemos a preparação da Páscoa através da temática batismal. Jesus é a água viva, a luz e a vida. É isso que recebemos no batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário