quarta-feira, 4 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA 4 DE MAIO

Evangelho segundo S. João 16,12-15.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
Santo António de Lisboa (c. 1195-1231), franciscano, doutor da Igreja 
Sermões para os domingos e as festas dos santos 
«Ele vos guiará para a verdade plena»
O Espírito Santo, o Paráclito, o Defensor, é Aquele que, como um sopro, o Pai e o Filho enviam à alma dos justos. É por Ele que somos santificados e merecemos ser santos. O sopro humano é a vida dos corpos; o sopro divino é a vida dos espíritos. O sopro humano torna-nos sensíveis; o sopro divino torna-nos santos. Este Espírito é santo porque, sem Ele, nenhum espírito – nem angélico nem humano – pode ser santo. 
«O Pai», diz Jesus, «vo-Lo enviará em meu nome» (Jo 14,26), isto é, em minha glória, para manifestar a minha glória; ou ainda, porque Ele tem o mesmo nome que o Filho: Ele é Deus. «Ele Me glorificará», porque vos tornará espirituais e vos levará a compreender como o Filho é igual ao Pai e não simplesmente um homem como O vedes, e porque vos tirará todo o temor e vos fará anunciar a minha glória a todo o mundo. Pois a minha glória é a salvação dos homens. 
«Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará.» «Filhos de Sião, alegrai-vos», diz o profeta Joel, «porque o Senhor vosso Deus vos deu Aquele que ensina a justiça» (2, 23 Vulg.), que vos há-de ensinar tudo o que diz respeito à salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário