quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

EVANGELHO DO DIA 7 DE JANEIRO

Evangelho segundo S. Lucas 4,14-22a.
Naquele tempo, impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres. Enviou-me a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?». 
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia: 
Rupert de Deutz (c. 1075-1130), monge beneditino 
Sobre a Trindade, PL 167, 787 
«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu»
Este óleo com que Nosso Senhor, o Filho de Deus, foi ungido - e é por isso que Lhe chamamos «o Ungido», ou seja, «Messias» em hebraico e «Cristo» em grego - é o Espírito Santo; e a unção dos reis, dos sacerdotes e dos profetas era apenas um sinal, um indício material. [...] A Igreja recebeu o Espírito Santo nos patriarcas, nos reis e nos profetas, antes de o Santo dos santos, o Sumo Pontífice, Jesus Cristo, o Filho de Deus, ter sido ungido. [...] O sacerdócio da Antiga Lei, símbolo do sacerdócio novo, é consagrado primeiro pelo óleo, mas depois é-o pelo sangue; porque o Sumo Pontífice do verdadeiro tabernáculo celeste (Heb 9,11ss) foi consagrado primeiro pelo Espírito Santo, e depois pelo seu próprio sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário