sábado, 13 de dezembro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Saber descobrir a Palavra”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
133. Ele me abriu os ouvidos
            Como é gostoso saber que Deus nos diz tantas coisas. Mas, se perguntamos o que significa Deus falar, vamos ter dificuldades em explicar. Falou para os outros. E a mim, já falou? Vai falar? Como fala, o que fala? Se olharmos as figuras bíblicas e mesmo dos santos, vemos que aconteceram muitos fatos e foram muitas as ocasiões em que houve um encontro de Deus com a pessoa. Os profetas dizem: “Palavras do Senhor”!. O que significam esses fatos? Eu tenho por mim que é como acontece conosco. O que acontece? Nada de especial. A vida corre normal, mas nós não nos damos conta de algo de diferente que acontece. Não se trata de um diferente extraordinário, mas um diferente que depende de estar atendo para receber. Não há nada de especial. O profeta Isaias explica como acontece isso dizendo que “O Senhor Deus .... desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo” (Is 50,4). Faria uma comparação da audição da Palavra de Deus, que é uma audição interior, com a audição biológica que é um dos sentidos do corpo humano. Em ambos os casos, é necessária a capacidade de ouvir. Ouvir fisicamente e ouvir interiormente. Quem tem a vontade de escutar Deus falar, ouve sempre que quiser. É preciso abrir, não só o ouvido físico, pois Deus fala de tantos modos, mas também de abrir a audição espiritual, provocada pelo Espírito. Ela nos faz entender claramente as palavras de Deus. Nós fazemos isso sempre, só que não nos damos conta.
134. Colírio nos olhos          
João, no Apocalipse, escreve ao bispo de Laodiceia, entre outras coisas: “aconselho-te que de mim compres ... colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas(Ap 3,18). A visão é um meio muito apropriado para chegar à Palavra de Deus. Jesus diz aos discípulos de João: “Ide e contai a João o que vistes e ouvistes” (Mt 11,4). Ver com os olhos abertos pelo Espírito faz-nos ver nos acontecimentos uma palavra muito clara de Deus sobre o caminho a seguir e ter a sabedoria de julgar os acontecimentos. “As obras que faço dão testemunho de mim” (Jo 5,36). Igualmente o tato pode nos aproximar de tantas palavras de Deus. Basta notar o quanto usamos as mãos na celebração dos sacramentos. Elas tem “uma força e energia” que se tornam instrumento para conferir a bênção e a graça. Ao tocar as coisas podemos entender muito de Deus. Contemplar o mundo e a natureza é caminho para se chegar à Palavra.
135. Bom odor de Cristo
            Isaac, quando abençoa Jacó, nos faz entender mais este caminho da Palavra: “Jacó se aproximou e o beijou; e seu pai, sentindo-lhe o cheiro das vestes o abençoou, e disse: Eis que o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo que o Senhor abençoou (Gn 27,27). O perfume do filho lhe fala de Deus. Paulo nos exorta  a “sermos o perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (2 Cor 2,15). O perfume de uma celebração, de uma pessoa, de uma flor etc... sempre podem nos levar a descobrir a Palavra de Deus. Deste modo podemos perceber que nós temos o que tiveram os antigos: cada um com o seu dom. A diferença está em que eles souberam encontrar em si e na realidade que nos cerca, a Palavra de Deus. Eles se comprometeram com aquilo que o Senhor lhe sugeria sob as mais diversas formas Assim nós também podemos ouvir e interpretar.
http://padreluizcarlos.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário