terça-feira, 16 de dezembro de 2014

REFLETINDO A PALAVRA - “Em busca do tesouro”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Vender tudo por causa de um tesouro 
Ao terminar o discurso das parábolas, Jesus pergunta aos discípulos: “compreenderam tudo isso? – Sim, responderam eles”. Contara as parábolas do tesouro escondido e da pérola preciosa. Se compreendermos essas parábolas, compreenderemos a a pregação e vida de Jesus. O Reino é, para Ele, a opção fundamental. Ele é o projeto do Pai ao qual se entrega. Se o discípulo entende o valor do Reino, deixa tudo para adquirir o campo onde está o tesouro ou a pérola preciosa. Por esse Reino vale arriscar tudo. O tesouro e a pérola não são realidades exteriores. Vão ao coração do homem. Onde estiver o teu tesouro aí estará também teu coração. Mais ainda: Do tesouro de seu coração o homem retira o sentido de sua vida. A decisão pelo Reino é a decisão pela pessoa de Jesus e Sua missão. A partir desse passo abrem-se para nós as riquezas da Palavra e dos sacramentos. Dele procede o amor por tudo o que se refere a Cristo. Essas realidades passam a fazer parte da vidas e dos interesses. “Quando recebi vossas palavras, elas se tornaram para mim a alegria do meu coração” (Jr 15,16). É notável como o desinteresse pelas coisas de Deus toma conta de tantos cristãos! Descobrir o tesouro é uma alegria inexplicável. Depois de descobrir a pedra preciosa do Reino, muita coisa, antes importante, torna-se secundária. Passamos a viver como Jesus na liberdade dos filhos de Deus. Sem amarras! 
Sabedoria é o nome do tesouro 
Salomão, ainda jovem, em sonho, ouve o Senhor que lhe diz: “Pede-me o que quiseres e Eu te darei” (1 Rs 3,5). O jovem, reconhecendo sua condição frágil pede a Deus: “Dá-me um coração compreensivo, capaz de governar o Teu povo e discernimento entre o bem e o mal”. Deus lhe diz: “como não pediste longos anos nem riquezas, dou-te também um coração sábio e inteligente como nunca houve outro igual na terra” (9-12). Acima de tudo ele pede a sabedoria como o tesouro de sua vida. Essa lhe dá todos os bens. É isso que Jesus quer dizer quando ensina: “quem não toma sua cruz e não me segue não é digno de mim”. Deixar tudo é o resultado de ter encontrado a sabedoria. É a coragem de “vender tudo para adquirir o tesouro” A oração da missa reza: “conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam”. 
Ser conformes à imagem do Filho 
Paulo, na carta aos Romanos 8,28-29, escreve: “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus... Aqueles que Deus contemplou com seu amor, a esses predestinou a serem conformes à imagem de Seu Filho”. Há uma chamada de Deus e uma escolha. A escolha de quem responde ao chamado. Essa predestinação não é escolher uns ou exclusão de outros.Todos são convocados a serem à imagem do Filho. A sabedoria cristã é deixar-se guiar pelo Espírito que os modela par sermos conformes ao que Cristo é. Ele é o tesouro escondido, a pérola preciosa. É preciso criar-se esse valor para que aconteça conosco que além de chamados, sejamos considerados sábios. Nossa vida deve ser, por sermos filhos da Sabedoria, uma busca constante do tesouro que é o Reino de Deus. Ele sempre é a pedra preciosa. Ao descobrirmos esse tesouro entendemos o porquê de muitas podas que devemos fazer em nossa vida. O Reino é um tesouro pelo qual vale a pena jogar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário