sábado, 18 de novembro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Vida como Palavra de Deus”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
A Palavra é viva e eficaz
 
Graças a Deus, a Igreja católica abriu a bíblia. O motivo porque o povo foi mantido distante da bíblia, foi para evitar o erro da reforma protestante que ensinava a interpretação individual e a idéia que a Escritura é a única forma de conhecer a fé. Temos também a Tradição da Fé, os Santos Padres, o Magistério, a Liturgia, a Teologia e o Senso Comum da Fé dos Fiéis. Certo que todas estas regras da fé concordam entre si e se fundam todos na Escritura. Nesse sentido, temos que rever um pouco a noção de Bíblia que está correndo entre diversas Igrejas e parece introduzir-se em grupos cristãos. A Bíblia é o sacrário da Palavra de Deus. As letras, isto é, os textos são como o sacramento da Palavra. Ali está guardada a Palavra conforme foi dita aos escritores sagrados. Não podemos igualar a Bíblia com outros “textos sagrados das religiões”. porque a Palavra está unida ao próprio Deus, pois chamamos Jesus de A Palavra (Logos). Ela é Deus é viva e eficaz (Hb 4,12). O texto guarda a Palavra de Deus que é Luz, é Verdade, é Vida. Além do mais, ela vai além do texto e não é um texto gravado, pois as letras humanas não podem conter toda a sabedoria de Deus. Deus continua falando através de tantos modos. Não vamos conhecer novidades na fé, mas vamos conhecer a fé como uma contínua novidade. Ela é uma fonte que jorra sempre e fecunda a terra fazendo produzir a semente, como diz Isaias (55,10-11). Nada domina a Palavra. Por outro lado ela é acessível a todos, pois tem a força interior que é a presença de Deus. A Igreja ensina: É Cristo que fala quando se lêem as Escrituras na Igreja. Somos servidores da Palavra compreendendo-a pela iluminação do Espírito em concórdia com as regras da fé. Usar a Bíblia para que fale o que queremos é um atentado. Pedro diz: “Nenhuma profecia a Escritura resulta de uma interpretação particular” (2Pd 1,20). Diz ainda: “É verdade que nas cartas de Paulo se encontram alguns pontos difíceis de entender que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras” (2Pd 3,16). 
Ler no meio do fogo 
Há um elemento importante para o entendimento da Escritura. A Igreja, às vezes insiste na leitura espiritual da Bíblia no silêncio, na oração. Bom, mas não é tudo. O método mais justo para a leitura da Palavra de Deus é a leitura na realidade, pois foi ali que a Palavra foi gestada, vivida e depois guardada no sacrário da palavra escrita. Sem isso ela se torna um livro como os outros. Todos os estudos feitos são magníficos, mas é preciso ir ao escritor sagrado que era um homem do povo e o povo também é o escritor. Ele viveu a Palavra, por isso ela é tão boa para nós que somos povo. É no fogo da vida que a Palavra toma o sentido de luz para a realidade que em que vivemos. A leitura espiritual é ótima, mas perde força sem a leitura na realidade sofrida do povo. Todos podem enteder, basta ler. 
Ler com muitos olhos 
A leitura da Palavra, ou melhor ainda, a escuta da Palavra, acontece na comunidade que se reúne para buscar a vontade de Deus. Muitos olhos e muitos ouvidos serão aptos para ouvir com mais atenção a Palavra. Na história do povo de Deus encontramos diversas vezes a Palavra sendo proclamada na assembléia do povo. O povo se reúne pelo Espírito Santo e por Ele é iluminado para entender a Palavra no hoje da história. Jesus sempre falava às multidões. Em particular explicava. Assim, a palavra devorada vai para o estômago e ali é digerida, como lemos no Apocalipse (Ap 10,10).
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM AGOSTO DE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário