sábado, 30 de setembro de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - “Fonte de Água Vida”
EVANGELHO DO DIA 30 DE SETEMBRO
SÃO SIMÃO, CONDE DE CRÉPY
SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA
Santo Ismidão Bispo († 1115?)
São Francisco de Borja, Vice-Rei da Catalunha, Viúvo, Sacerdote Jesuíta (+1572), 30 de Setembro
Francisco de Borja e Aragão (Gandía, Valência, Espanha, 28 de outubro de 1510 – 30 de setembro de 1572) era Duque de Gandía, bisneto do Papa Alexandre VI e bisneto do rei Fernando II de Aragão. Exerceu o cargo de Vice-rei da Catalunha e fez-se jesuíta logo após enviuvar. Foi canonizado em 1671. Seu onomástico é celebrado em 30 de setembro.
São Gregório, o iluminador
JERÓNIMO DE STRIDON Padre e Doutor da Igreja, Santo ca. 340-420
Beato Conrado d’Ulrach (1175-1227), monge.
30 de setembro - Beato Frederico Albert
ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 30 DE SETEMBRO
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - Anunciação do Senhor (25.03.11)
EVANGELHO DO DIA 29 DE SETEMBRO
29 de setembro - São João de Dukla
29 de setembro - Beato Francisco de Paula Castelló i Aleu
Beato João de Montmirail Monge cisterciense († 1217)
Santas Ripsima, Gaiana e comp., Mártires na Armênia – 29 de setembro
A Vita destas Santas, bem como a de São Gregório o Iluminador, também chamado São Gregório Armênio (1), são recordadas nas fontes da tradição armênia. As Actas destas virgens apresentam pormenores extravagantes, mas não há dúvida de que a veneração a estas virgens e mártires existe desde tempos imemoriais na Armênia. Ripsima é venerada no Egito com o nome de "Arepsima" (ver Analecta Bollandiana, vol. XIV (1927), pp. 157 e 395), como também nos textos em árabe e no Martirológio Sírio de Rabban Silba.
Beata Amália Abad Casasempere, Mãe de família e mártir da Rev Comunista de 1936 - 28 de setembro
Amália Abad Casasempere nasceu em 11 de dezembro de 1897 em Alcoy, Alicante, na Espanha. Foi batizada no mesmo dia na paróquia do seu povoado; foi crismada em 6 de outubro de 1906 e recebeu a 1ª Comunhão em 22 de maio de 1907. Amália foi educada nos valores da fé e cresceu, como muitas jovens da sua geração, em meio às dificuldades políticas daquelas primeiras décadas do século XX, na Espanha. Em 6 de setembro de 1924, casou-se com o capitão do exército Luís Maestre Vidal, preocupando-se doravante em ser uma boa esposa e criar o ambiente adequado para criar os filhos que Deus lhes concederia. À alegria do nascimento de suas duas filhas, Maria e Luísa, seguiu-se a triste perda de seu esposo, que morreu na Guerra do Rif, deixando Amalia Abad viúva. Ela teve que ser forte e nos momentos de fraqueza confiava seus filhos à Virgem Maria. Sabia que a fé era o maior tesouro que poderia lhes dar e educou-os num ambiente de piedade e generosidade. Apesar da responsabilidade que implicava educar seus três filhos, Amália encontrava tempo para participar de várias atividades da Igreja, de maneira especial na Ação Católica. Sem se descuidar do seu lar, se dedicava com entusiasmo à catequese e às obras de caridade. Amália esteve presente em outras organizações católicas como Mães Católicas, Marias do Tabernáculo, Conferências de Paulo e a Confraria de Nossa Senhora do Carmo. Quanto aos estudos, em 1935 começou a cursar o bacharelado com o objetivo de obter o título de parteira.
Patriarca São Ciríaco (Kyriakos), o Anacoreta, Padre do Deserto (+556), 29 de Setembro
São Miguel, Arcanjo
O nome Miguel tem o significado de uma pergunta: "Quem é um com Deus?". Uma alusão bem clara do alto grau de convicção e fidelidade que este arcanjo tem no Altíssimo, ao qual atende diretamente no seu trono, comandando o seu exército de anjos. Por isso podemos traduzir seu nome como "semelhança de Deus", já que semelhante não é um sinônimo de igual. Esse espírito puro é também chamado e reconhecido como Príncipe do Céu e Ministro de Deus. Seu nome é citado três vezes no Evangelho: no capítulo 12 do livro de Daniel; no capítulo 12 do livro do Apocalipse; na carta de são Judas. Segundo a Bíblia, é um dos sete espíritos que assistem ao trono do Altíssimo. O profeta Daniel nomeia esse arcanjo chamando-o de príncipe protetor dos judeus e depositário das profecias do Antigo Testamento. Sendo assim, Miguel torna-se, também, protetor especial de todos nós, filhos de Deus, pois a Igreja e o seu povo são herdeiros definitivos das revelações e dos mistérios divinos. Por isso Miguel arcanjo assumiu a posição de padroeiro da Igreja Católica. Miguel arcanjo, protetor dos justos, é assim lembrado na passagem bíblica do Apocalipse, pois, nela, vê-se que houve uma batalha no céu, e Miguel, com seu exército de anjos, precisou combater e vencer a primitiva serpente, chamada de satanás.
SÃO GABRIEL, ARCANJO-O ANJO DA ANUNCIAÇÃO
São Rafael, Arcanjo
MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL ARCANJOS
Beato Nicolau da Forca Palena, sacerdote e fundador 29 de setembro
Santos Miguel de Aozaraza, Guilherme Courtet, Vicente Shiwozuka, Lázaro de Quioto e Mártires Lorenzo Ruiz 29 de setembro
ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS - 29 DE SETEMBRO
quinta-feira, 28 de setembro de 2023
REFLETINDO A PALAVRA - “Visão da Glória”
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+) E PADRE JOSÉ OSCAR BRANDÃO REDENTORISTAS NA PAZ DO SENHOR |
EVANGELHO DO DIA 28 DE SETEMBRO
28 de setembro - Beato Bernardino de Feltre
28 de setembro - Beato Luis Monza
SANTA EUSTÓQUIA, VIRGEM, FILHA DE SANTA PAULA
Santos Eustóquia, Paula e Jerônimo |