sexta-feira, 5 de julho de 2019

EVANGELHO DO DIA 5 DE JULHO

Evangelho segundo São Mateus 9,9-13. 
Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: "Prefiro a misericórdia ao sacrifício". Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
João Carpátio (século VII) monge e bispo 
«Capítulos de exortação»,n.º44,84 
«Eu não vim chamar os justos, 
mas os pecadores» 
O Senhor diz-te, como a Mateus: 
«Segue-Me». 
Quando procurares o teu Mestre bem-amado de todo o coração, se, no caminho da vida, o teu pé tropeçar na pedra das paixões (cf Sl 91,12, LXX), ou se, como acontece mais vezes, escorregares na lama sem querer e caíres, sempre que tombares e ferires o corpo, volta a levantar-te de todo o coração e busca o Senhor, até O encontrares. Assim, «no teu santuário, eu Te contemplo para ver o poder e a glória» que me salvam, e «em teu louvor, Senhor, elevarei as minhas mãos. Serei saciado com deliciosos manjares, e os meus lábios cantarão» os teus louvores (Sl 63,3.5.6, LXX). Pois grande coisa é para mim chamar-me cristão, como diz o Senhor por meio de Isaías: «Grande coisa é para ti chamares-te meu filho» (Is 49,6, LXX). [...] Guarda-te com todas as tuas forças para não caíres. Pois cair é coisa indigna de quem é forte de luta. Mas, se te acontecer caíres, levanta-te imediatamente a retoma o bom combate. Mesmo que te acontecesse cair dez mil vezes, faz dez mil vezes este gesto: levanta-te. Pois está escrito: «Se o justo cair sete vezes, ou seja, toda a sua vida, sete vezes se levantará» (Prov 24,16).
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário